segunda-feira, 3 de dezembro de 2012


GONZAGA VIEIRA
MESTRE DA CULTURA, SIM!

Pedro Paulo Paulino
Fotos: Silvio R. Santos

Cordelista Gonzaga Vieira
"Canindé - da lenda à realidade", "Assim era São Francisco" e "A verdadeira história do homem da cruz" são títulos de folhetos de cordel que definem a temática central do poeta popular Gonzaga Vieira, o Gonzaga de Canindé. A romaria franciscana à Meca nordestina inspira o poeta que há cerca de 30 anos encontrou na literatura de cordel sua paixão inseparável. Nesse período de atividade, ele já contabiliza mais de uma centena de trabalhos escritos, incluindo romances, biografias, adaptações e o tradicional cordel reportagem. Autodidata, Gonzaga admite que aprendeu a ler no balcão da veterana Casa Marreiro, o ponto de maior referência do folclore e da cultura popular da cidade de Canindé no Sertão Central cearense. Era ali também que, quando menino, ele ficava encantado ouvindo a recitação de cordéis, inclusive os versos do fundador da casa, o poeta e folclorista Raimundo Marreiro. "Todo esse ambiente empolgante me deixava fascinado pela poesia", revela.

Mas foi só quando “engrossou o cangote” que Gonzaga Vieira começou a rabiscar seus primeiros versos. Foi também nesse período que o tema religiosidade contaminou-o definitivamente. Sobre o assunto, escreveu logo o folheto "Canindé - da lenda a realidade", pintando em versos os tópicos principais da história da fundação do município e os mitos relacionados. O trabalho ganhou outras edições e até mesmo uma versão em quadrinhos, tornando-se desde já citação indispensável em bibliografias. Gonzaga Vieira destaca,
entretanto, como seu best-seller o cordel "A história da menina perdida" que numa só tarde vendeu mais de 300 exemplares. "Para mim foi um recorde de vendas em tão pouco tempo. Ainda hoje, esse é dos meus folhetos mais procurados, principalmente por turistas e romeiros", afirma.
E esse é outro aspecto da vida do poeta, que o torna mais autêntico dentre os cordelistas. Gonzaga, além de escritor, é folheteiro. Faz tempo, ele mantém seu stand de venda de cordéis na avenida Francisco Cordeiro Campos, bem próximo da igreja de Cristo Rei, no Alto do Monte, um dos pontos turísticos de Canindé. "Exponho principalmente os cordéis de minha lavra, mas também comercializo cordéis dos companheiros, com os quais geralmente permuto os folhetos", explica, lembrando que os cordelistas famosos via de regra foram também folheteiros, assegurando com essa prática o ganha-pão. "Mesmo assim, gosto sempre de lembrar que faço cordel por amor, mesmo que o fator financeiro seja adverso", diz Gonzaga. Embora aposentado por idade, ele não esconde sua insatisfação quanto aos critérios para escolha de mestres da cultura do Ceará. "Fiz três vezes minha inscrição e não fui escolhido por culpa de injunções políticas", desabafa o poeta que, em compensação, orgulha-se de ter sido agraciado pelo Ministério da Defesa e é hoje estudado na cadeira de Semiótica da universidade francesa de Sorbone. Paralela à atividade de cordelista, Gonzaga tem ainda passagem pela imprensa como repórter em emissoras de rádio de Canindé e é filiado à Associação Cearense de Jornalistas do Interior (Aceji).
ARTE - "O cordel sobrevive por estar inserido noutras artes." É o diagnóstico feito pelo poeta Gonzaga Vieira. Em seu entender, a literatura de cordel em particular não tem fôlego para se sustentar. "O cordel ganhou evidência em nossos dias, porque é bem aproveitado por diversos segmentos artísticos, como o teatro, a música, as artes plásticas e também pela mídia, inclusive a televisão e a internet." Nesse cenário de modernização do cordel, Gonzaga Vieira aderiu à moda e mantém uma página eletrônica onde publica também seus trabalhos. Gonzaga critica ainda a pluralidade de autores atuais. “Como o cordel virou modismo, surgiram por aí muitos pseudo-cordelistas, mas o verdadeiro autor é reconhecido por quem entende do riscado”, lembra.
Em essência, não é só a romaria que inspira o poeta Gonzaga Vieira. Outros temas, regionais ou mais abrangentes, influenciam sua verve: o metrô, o camelô, o vaqueiro, o algodão, a vitória do presidente Lula, a vida de Alan Kardec, além da fábula e temas de gracejo, ilustram sua bibliografia. A adaptação de clássicos da literatura, um filão muito em voga no cordel, também é tema para Gonzaga Vieira. Exemplo é o seu cordel "Inocência - martírios de uma sertaneja (ou a borboleta de asas dilaceradas)", que tem como base o romance "Inocência", do escritor Visconde de Taunay (1843-1889). Neste cordel e em muitos outros, Gonzaga abre a narrativa sempre com uma evocação, bem ao estilo dos menestréis do passado:

"Eu conclamo ao Cupido
Para seu meu fiador,
Com sua flecha certeira
Que abateu o condor,
Me inspire nesse instante
Para falar de amor".

Em "As peripécias da vaqueira Rosadina", o poeta faz essa evocação:

"Peço a luz dos pirilampos
Que iluminem a campina,
A música das cachoeiras
De água potável fina,
Pra narrar as peripécias
Da vaqueira Rosadina".

Em seus trabalhos, Gonzaga Vieira resgata ainda uma tradição quase apagada nos dias de hoje, o almanaque popular, como o que publicou há quatro anos: "Previsões para 2008 ou a face do poder divino", que começa com essa evocação:

"Jesus, meu mestre divino,
Eu Vos peço a inspiração
Para que eu possa traçar
A minha revelação,
E que o prezado leitor
Faça-me esse favor
De me prestar atenção".

Como se nota, a maioria dos seus folhetos obedece ao formato típico do cordel de oito páginas com 32 estrofes de sete versos, os quais escreve e comercializa, reclamando nessa atividade a falta absoluta de incentivo do setor público. "Posso dizer que, heroicamente, tenho sobrevivido do cordel por conta própria", garante o poeta, debaixo do seu extravagante chapéu de palha e com o dedo em riste. Autodidata, cordelista, autor de almanaques, folheteiro e repórter nas horas vagas, Gonzaga Vieira é um gigante canindeense da literatura do povo - e, queira ou não, um mestre por excelência da nossa cultura.

8 comentários:

  1. Gonzaga quase foi o autor do hino de um município vizinho, por onde desenrolou boa parte de sua passagem pela imprensa. Chegou a elaborar os versos:

    "Serra da Samanbaia
    Lembrança gloriosa
    És o marco da terra querida
    Apontam espigões comuna ditosa
    Que audazes portugueses deram-lhe vida
    .......................................
    Com seus heróis poetas e comboeiros
    desbravadores da serra e sertão
    És acolhedora de clima és rica
    Aguerrido e forte torrão

    Sabedor do poema, Laurismundo Marreiro parodiou: "Terra querida, que produzes e dás banana para o mundo!" Quanto à partitura até que foi feita, mas perdeu-se nos meandros morosos da burocracia kafkiana do engenhoso aparato dos (des)governos municipais.
    De forma que deve haver algo bem prosaico no lugar desse clássico preterido...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por essa época, Láuris tb fez a versão para o portunhol, da letra de uma certa música que ainda hoje é sucesso nas serestas canindeenses.

      Excluir
  2. O que me impressionou sobremaneira é que, além de autodidata, Gonzaga Vieira não escolhe temas vulgares, pelo que se pode deduzir de suas adaptações de clássicos da literatura e a sua tendência para o misticismo.
    Gonzaga demonstra também uma sintonia poética com a natureza nos seguintes versos: Peço a luz dos pirilampos/Que iluminem a campina,/
    A música das cachoeiras/De água potável fina.
    Se ele é tema de estudos de uma cadeira de Semiótica da Sorbonne é porque seus versos não são superficiais, mas têm essência e bem representam a nossa cultura popular.

    Flávio Henrique

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flávio, de certo modo vejo esse departamento da Sorbone como uma casa de ex-votos da cultura popular de todo o mundo. Vale a pena para o currículo do GV, p. ex. Porém, bem mais interessante seria ele tornar-se reconhecido pelo Estado dentre os mestres da cultura. Pelo menos, ser-lhe-ia assegurada uma pensão mensal vitalícia. Infelizmente, o recurso vocal do Gonzaga é pífio - ele jamais será aboiador.

      Excluir
  3. No dia 03/12/2012, assisti através da TV Senado uma grande homenagem aos cem anos de nascimento de Luiz Gonzada, o Rei do Baião e aquele que vendeu mais de 200 milhões de LPs(hoje cd e dvd) com músicas homenageando a cultura do nordeste . Esta homenagem foi feita no plenário do Senado pelos Senadores , vários artistas e pessoas ligadas a cultura. Todos enalteceram não só suas qualidades como artista, mas um exemplo de vida que o mesmo foi.

    Os discursos lembrando as passagens da vida daquele que tirou o nordeste do Brasil do esquecimento me emocinaram bastante, mas o que mais me emocionou foi quando o FAGNER cantou ESTRADA DE CANINDÉ(ressalto que um Senador pediu outra música) com Chambinho do Acordeon,Sanfoneiro que interpretou Luiz Gonzaga no filme que estão exibindo sobre a vida deste grande brasileiro.

    O dia 13/12/2012 que é a data do centenário de Luiz Gonzaga está se aproximando e não estou vendo nenhuma homenagem ao grande mestre Lula. O senhor Pedro Paulo Paulino, como um dos maiores incentivadores da cultura popular no sertão de canindé, poderia liderear uma homenagem para o Rei do Baião. Talvez uma missa de vaqueiros onde se cantaria a música ESTRADA DE CANINDÉ. Acredito que será uma grande midia para Canindé.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A ideia é válida. A cidade de Canindé, porém, atravessa um período de absoluta paralisação em tudo. O município está sem comando. Concordo plenamente que Canindé continua em débito com Luiz Gonzaga, que consagrou esta terra pelo menos em dois grandes sucessos: "Estrada de Canindé" e "São Francisco de Canindé". O Rei do Baião, ainda em duas ocasiões, participou da Missa do Vaqueiro nesta cidade que lhe devia homenagear com, no mínimo, um logradouro público: a "Praça Luiz Gonzaga". Quanto à missa, a Associação dos Vaqueiros de Canindé bem que poderia tomar essa iniciativa. Inclusive, a entidade é representada pela Sra. Dina, Rainha dos Vaqueiros e Mestra da Cultura do Ceará. Dina, aliás, aboiou ao lado de Luiz Gonzaga, quando este participou da primeira Missa do Vaqueiro em Canindé.

      Excluir
  4. Meto a colher para comentar que o filme sobre Gonzaga é de obrigação para para todo cabra que é chegado a um piqui, como diria o inoxidável Broca da Silveira, mas também procura se inteirar da história da música legítima dessas queimadas. Chambinho, não conheço como músico, mas como ator e sósia do Gonzagão foi um achado. Mas achado mesmo foi o Gonzaga (Vieira)aboiador.

    ResponderExcluir
  5. sabe fazer um cordel de Inocência ?

    ResponderExcluir