CORDEL E UTOPIA
A utopia é explorada em todos os gêneros literários, levando alguns autores, iclusive, a descreverem viagens e visões fantásticas. Em seu conto “O Alef”, Jorge Luís Borges descreve um ponto através do qual o personagem vê o macro e o microcosmo, com tudo quanto existe, contidos simultanemante num só lugar. Machado de Assis, em “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, descreve um delírio prodigioso. Na Literatura de Cordel também encontramos uma generosa produção no gênero utopia. Talvez o trabalho mais conhecido nesse âmbito seja o cordel intitulado “Viagem a São Saruê”, um dos títulos clássicos do Cordel, de autoria do poeta paraibano Manoel Camilo dos Santos (1905-1987), aqui transcrito na íntegra:
VIAGEM A SÃO SARUÊ
Manoel Camilo dos Santos
Doutor mestre pensamento
Me disse um dia: - Você
Camilo vá visitar
O país São Saruê
Pois é o lugar melhor
Que neste mundo se vê
Eu que desde pequenino
Ouvia sempre falar
Nesse tal São Saruê
Destinei-me a viajar
Com ordem do pensamento
Fui conhecer o lugar
Iniciei a viagem
Às quatro da madrugada
Tomei o carro da brisa
E passei pela alvorada
Junto do quebrar da barr
Eu vi a aurora bismada
Pela aragem matutina
Eu avistei bem defronte
A irmã da linda aurora
Que se banhava na fonte
Já o sol vinha espargindo
No além do horizonte
Surgiu o dia risonho
Na primavera imponente
As horas passavam lentas
O espaço incandescente
Tranformava a brisa mansa
Em um mormaço dolente
Passei do carro da brisa
Para o carro do mormaço
O qual veloz penetrou
No além do grande espaço
Nos confins do horizonte
Senti do dia o cansaço
Enquanto a tarde caía
Entre mistério e segredos
A viração docilmente
Afagava os arvoredos
Os últimos raios do sol
Bordava os altos penedos
Morreu a trade e a noite
Assumiu sua chefia
Deixei o mormaço e passei
Pro carro da neve fria
Vi os mistérios da noite
Esperando pelo dia
Ao surgir da nova aurora
Senti o carro pairar
Olhei e vi uma praia
Sublime de encantar
O mar revolto banhando
As dunas da beira-mar
Avistei uma cidade
Como nunca vi igual
Toda coberta de ouro
E forrada de cristal
Ali não existe pobre
É tudo rico em geral
Uma barra de ouro puro
Servindo de placa vi
Com as letras de brilhante
Chegando mais perto eu li
Dizia: - São Saruê
É este lugar aqui
Quando aviste o povo
Fiquei de tudo abismado
Uma gente alegre e forte
Um povo civilizado
Bom, tratável, benfazejo
Por todos fui abraçado
O povo em São Saruê
Todos têm felicidade
Passa bem, anda decente
Não há contrariedade
Não precisa trabalhar
E tem dinheiro à vontade
Lá eu vi rios de leite
Barreiras de carne assada
Lagoas de mel de abelha
Atoleiros de coalhada
Açudes de vinho puro
Montes de carne guisada
Pedras em São Saruê
São de queijo e rapadura
As cacimbas são café
Já coado e com quentura
De tudo assim por diante
Existe em grande fartura
Feijão lá nasce no mato
Maduro e já cozinhado
O arroz nasce nas várzeas
Já prontinho e despolpado
Peru nasce de escova
Sem comer, vive cevado
Galinha põe todo dia
Em vez de ovo é capão
O trigo, em vez de semente
Bota cachos só de pão
Manteiga lá cai das nuvens
Fazendo ruma no chão
Os peixes lá são tão mansos
Com o povo acostumados
Saem do mar, vêm pras casas
São grandes, gordos, cevados
É só pegar e comer
Pois todos vivem guisados
Tudo lá é bom e fácil
Não precisa se comprar
Não há fome nem doença
O povo vive a gozar
Tem tudo e não falta nada
Sem precisar trabalhar
Maniva lá não se planta
Nasce e, em vez de mandioca
Bota cachos de beiju
E palmas de tapioca
Milho, a espiga é pamonha
E o pendão é pipoca
A cana, em São Saruê
Não tem bagaço (é gozado!)
Umas são canas de mel
Outras, açúcar refinado
As folhas são cinturão
De pelica e bem cromado
Lá os pés de casimira
Brim, borracha e tropical
De naycron, de belga e linho
E o famoso diagonal
Já bota as roupas prontas
Próprias para o pessoal
Os pés de chapéus de massa
São grandes e carregados
Os de sapatos da moda
Têm cachos bem “aloprados”
Os pés de meias de seda
Chega vive “escangalhados”
Sítios de pés de dinheiro
Que faz chamar atenção
Os cachos de notas grandes
Chega arrastam pelo chão
As moitas de pra e ouro
São mesmo de algodão
Os pés de notas de m il
Carregam chega encapota
Pode tirar-se à vontade
Quanto mais tira, mais bota
Além dos cachos que tem
Casca e folha tudo é nota
Lá, quando nasce um menino
Não dá trabalho a criar
Já é falando e já sabe
Ler, escrever e contar
Salta, corre, canta e faz
Tudo quanto se mandar
Lá não se vê mulher feia
E toda moça é formosa
Bem educada e decente
Bem trajada e amistosa
É qual um jardim de fadas
Repleto de cravo e rosa
Lá tem um rio chamado
O banho da mocidade
Onde um velho de cem anos
Tomando banho à vontade
Quando sai fora parece
Ter vinte anos de idade
É um lugar mgnífico
Onde eu passei muitos dias
Bem satisfeito e gozando
Prazer, saúde, alegrias
Todo esse tempo ocupei-me
Em recitar poesias
Quebrar a tigela "Inaugurar" uma roupa, um sapato ou um objeto; batizar, quebrar a panela.
Poeta, parabéns pela postagem... Muito boa a homenagem ao poeta MANOEL CAMILO DOS SANTOS.
ResponderExcluirGostaria apenas de lembrar que faltaram essas estrofes no final:
Ao sair de lá me deram
uns pacotes de papéis
era dinheiro emaçado
notas de contos de réis
quinhentos, duzentos e cem
de cinqüenta, vinte e dez.
Lá existem tudo quanto é beleza
tudo quanto é bom, belo e bonito,
parece um lugar santo e bendito
ou um jardim da divina Natureza:
imita muito bem pela grandeza
a terra da antiga promissão
para onde Moisés e Aarão
conduzirão o povo de Israel,
onde dizem que corriam leite e mel
e caia manjar do céu no chão.
Tudo lá é festa e harmonia
amor, paz, benquerer, felicidade
descanso, sossego e amizade
prazer, tranqüilidade e alegria:
na véspera de eu sair aquele dia
um discurso poético, lá eu fiz,
me deram a mandado de um juiz
um anel de brilhante e de "rubim"