quinta-feira, 6 de outubro de 2011

semana da criança


A ETERNA CANÇÃO DA CRIANÇA


Tem início hoje a Semana da Criança. O Dia da Criança tem datas diferentes em outros países. No Brasil, é 12 de outubro. Durante a temporada, várias escolas programam atividades relacionadas. Alguns segmentos aproveitam para reallizar fóruns, debates e questionamentos sobre vários aspectos, como a condição da criança na sociedade atual. Provavelmente, a instituição brasileira com maior tempo de assistência à criança, funcionando até hoje, é a Casa de Lázaro, fundada em outubro de 1938 no Rio de Janeiro. De caráter filantrópico beneficente, educacional e de assistência social, inicialmente, amparava crianças filhas de hansenianos (doentes de lepra).
René Bittencourt e
Francisco Alves
A Casa de Lázaro tornou-se conhecida na sociedade brasileira em 1952, quando o seu antigo coral, formado pelas suas crianças, participou da gravação do grande sucesso “Canção da Criança” composta e interpretada por Francisco Alves, que entrou para a história da MPB como o “Rei da Voz”. A letra da música é de René Bittencourt e foi gravada em três de setembro de 1952, com objetivo altruísta, pois toda a arrecadação com a venda do disco foi doada em favor daquela instituição de caridade.
Francisco Alves não chegou a ouvir a gravação da “Canção da Criança”, pois morreu dias depois, em 27 de setembro de 1952, num acidente automobilístico na Via Dutra, S. Paulo, quando voltava para o Rio de Janeiro. Na saída do caixão do local onde seu corpo foi velado, as crianças da Casa de Lázaro, despedindo-se do “Rei da Voz”, cantaram a “Canção da Criança”, o que levou à intensa emoção e às lagrimas a multidão de fãs e admiradores que ali estavam para prantear o seu ídolo.


Francisco Alves e a locutora
Lúcia Helena
A música passou depois a ser cantada em escolas, principalmente no Dia da Criança. A declamação que antecede o início da melodia foi feita pela locutora Lúcia Helena. Sua voz tornou-se famosa e inconfundível porque apresentava o Chico Viola, no seu programa dominical ao meio-dia na Rádio Nacional. A abertura do programa virou na época uma marca registrada: “Ao soar o carrilhão das doze badaladas, ao se encontrarem os ponteiros no meio do dia, os ouvintes da Rádio Nacional também se encontram com Francisco Alves, o Rei da Voz“. Logo em seguida, Francisco Alves começava o programa.

Vídeo para a "Canção da Criança" (gravação original):



LETRA DA “CANÇÃO DA CRIANÇA”
Declamação (Lúcia Helena):
Brincando marcha o menino de hoje. Lutando marhará o menino de amanhã. Crianças despreocupadas desse Brasil-Menino, cujas glórias hão de colher os homens grandes que dominarão o Brasil-Gigante, esse Brasil grandioso que eu canto, que as crianças da Casa de Lázaro felizes cantarão, numa esperança de vitórias e de alegrias!

Criança feliz, que vive a cantar
Alegre a embalar seu sonho infantil!
Ó meu bom Jeus, que a todos conduz
Olhai as crianças do nosso Brasil!

Crianças, com alegria,
Qual um bando de andorinhas
Viram Jesus que dizia:
Vinde a mim as criancinhas!
Hoje dos céus num aceno
Os anjos dizem: Amém!
Porque Jesus Nazareno
Foi criancinha também.




Um comentário:

  1. Lindo o artigo, pelo seu valor histórico, pelo esforço de pesquisa que Pedro Paulo fez, pela beleza da mensagem e as informações preciosas que nos deu a respeito dessa musiquinha tão singela e ao mesmo tempo sábia, haja vista que foi o próprio Jesus Cristo que chamou a tenção para o valor da pureza de que são dotadas as crianças. Rosseau dizia que o homem nasce puro e a sociedade (inclusive a família, em muitos casos) a corrompe. Independentemente da índole e das tendências hereditárias que as crianças trazem desde o seu nascimento, fazendo algumas mais suscetíveis de não se tornarem tão boas quanto nós, pais, e a sociedade (de forma contraditória) esperamos delas, a verdade é
    que somos em boa medida responsáveis pelo que elas se tornam quando adultas. Por tudo isso, o que importa mesmo para fazer de uma criança um
    bom cidadão é dar-lhe amor, afeto, compreensão, bom exemplo, tudo regado com paciência e sabedoria, virtudes que diariamente devemos pedir a Deus que nos dê, para construir um mundo melhor.

    Flávio Henrique

    ResponderExcluir