quinta-feira, 20 de outubro de 2011

CRÔNICA


ESTE POVO ACREDITA EM CADA UMA!

Raymundo Silveira*

Desde o dia em que nasci, todas as pessoas, inclusive os meus pais, já sabiam que um dia eu haveria também de morrer. Naquela época – assim também como acontece até hoje – o Sol nascia e se punha todos os dias. Aliás, tendo em vista a teoria recentemente desenvolvida do heliocentrismo, não é propriamente o Sol que se põe, uma vez que é a Terra que gira em torno dele e, portanto, é esta quem deveria nascer e se pôr ou se opor ao Sol a cada vinte e quatro horas; ou seriam os dias nada mais do que giro completo dela, Terra, em torno de si mesma? Sei não, para mim é a mesma coisa que discutir o sexo dos anjos; talvez jamais saberemos disto. Trata-se, portanto, de um mistério a ser esclarecido e não parece que o será tão cedo. Existem até visionários cientistas que ousam dizer que um ano não passa de uma volta competa da Terra em torno do Sol e um mês, o tempo médio que leva a Lua para arrodear a Terra. Não se de onde esta gente tira estas ideias tão esquisitas.
Imagimem, que há poucos dias, uma destas pessoas que acredita, sem questionar, em tudo quanto lê e vê na TV me abordou durante a minha caminhada matinal para me contar uma ideia maluca que, segundo ela, se trata da mais pura verdade. Disse-me, como se estivesse falando sobre plantio de milho – aliás, chegou a insinuar também que até algodão nasce do cultivo da terra – que este nosso planeta é esférico. Como alguém pode saber um fenômeno tão difícil de ser comprovado, meu Deus do Céu? Segundo ela, a simples sombra da Terra na Lua por ocasião de um eclipse e o desaparecimento progressivo dos mastros de uma embarcação à medida que se afasta da costa são mais do que suficientes para confirmar esta ideia tão estapafúrdia.
Outra concepção abasurda – esta me deixa de queixo caído quando vejo alguém acreditar nela – é a de que a Terra permanece sempre envolvida por camadas de gases, compostas de boa parte de oxigênio. Será que esta gente não tem cabeça pra pensar? Será que ainda não descobriram que este gás é altamente comburente e há muito tempo já teríamos virado churrasco se alguém ousasse acender um simples palito de fósforo?
Este povo ainda acredita em Papai Noel bruxas gnomos e outras abusões. Nem vou falar daqueles que dizem que este nosso planeta está sempre girando porque aí seria um insulto à inteligência dos leitores, mas já ouvi falarem coisas quase tão absurdas quanto esta. Ouvi com estes ouvidos que a terra há de vomitar que enquanto aqui é dia, no Japão é noite. Esta gente só tem cabeça para separar os buracos dos narizes.
Parece que só os poetas sabem dizer coisa com coisa como comprova a epígrafe deste texto: “Hojé é hoje e ontem se foi, não há dúvida”. Nunca uma só pessoa disse tanta verdadce numa única e insofismável frase.

*Raymundo Silveira é membro da SOBRAMES (Sociedade Brasileira de Médicos Escritores). Esta crônica foi extraído de seu livro Louca Uma Ova (SECULT - CE, 2010).

Nenhum comentário:

Postar um comentário