terça-feira, 4 de outubro de 2011


BLOG COMPLETA SEIS MESES DE VIDA

Pedro Paulo Paulino

O blog Vila Campos Online completa hoje seis meses de existência. Desde que foi criado vem conquistando um público fiel e formando um leque de colaboradores. O número de visitas, até o momento, já soma perto de 24 mil. Além do Brasil, contabilizamos diariamente uma cota certa de visitantes em mais outros nove países, com predominância para os Estados Unidos, Itália e Alemanha. As estatísticas do blog apontam uma visitação praticamente nivelada para as postagens. Mas ainda batem recorde as que tratam de temas relacionados ao sertão e à Literatura de Cordel. Nesta última categoria, vale ressaltar o número fenomenal de visitas que o cordel “Morte e Testamento de Osama Bin Landen” alcançou num só dia: mais de seis mil frequências. Isto no primeiro mês de existência do Vila Campos Online. Ainda hoje essa postagem bate o recorde, com 7.230 acessos. Ultimamente, os assuntos relacionados à Festa de São Francisco de Canindé, divulgados nesta página, fizeram aumentar nosso público.
Também atingimos mais de 400 comentários publicados, das mais diversas origens. Um deles partiu do frei Hermínio Bezerra, que também é tradutor e atualmente mora em Roma, Itália. Frei Hermínio é colunista do jornal Diário do Nordeste e há alguns dias nos enviou comentário sobre crônica do nosso colaborador Augusto Cesar Magalhães Pinto, intitulada “Xico Luiz”. Esta, aliás, uma das postagens mais acessadas e comentadas no mês de agosto.
Criado sem maiores pretensões, senão de gerar um link entre simpatizantes da nossa cultura, e também sem qualquer fim lucrativo, o lucro que temos de fato auferido até agora é um bom acervo de escritos, originários do próprio blog e de nossos colaboradores, na prosa e na poesia. Dessa intenção inicial, em alguns momentos, este espaço pulou para a formação de opinião e para abrigar o ponto de vista mais diverso. Uma questão polêmica, por exemplo, levantada aqui refere-se à campanha do radialista Tonico Marreiro pela reposição das luminárias decorativas da basílica de São Francisco. Uma enquete feita pelo blog e encerrada hoje aponta que a grande maioria é a favor (confira ao lado).
A variedade de assuntos publicados aqui é uma comprovação do ecletismo e da feitura democrática deste blog. Embora, evidentemente, tenhamos sempre procurado dar primazia ao nosso lema: “Informação e Cultura Regional”. De um hobby, a sustentação deste espaço eletrônico ganhou foros de uma atividade como qualquer outra que exige pertinácia e responsabilidade, por exemplo, de manter a página atualizada diariamente. E isto é possível graças à preciosa colaboração dos amigos, a exemplo de Augusto Cesar Magalhães Pinto, Arievaldo Viana, Francisco de Assis Freitas Silva, Silvio R. Santos, Tonico Marreiro, Maurício Cardoso e Flávio Henrique, que participam diretamente e com mais frequência deste blog escrevendo artigo, crônica, poesia, crítica e comentário. Além de sugerirem e difundirem nosso link.
Neste meio ano de vida do blog Vila Campos Online, nossa gratidão a todos os nossos leitores, seguidores e colaboradores. Nossa estima pelo trabalho dos companheiros blogueiros, principalmente dos que estão na nossa lista de favoritos. Em particular, o blog Acorda Cordel, do companheiro Arievaldo Viana, e Kanindé Cultural, sites com os quais mantemos um tráfego em comum. Nossa satisfação em comemorar seis meses de existência cresce ainda mais por coincidir esta data, com o Dia de São Francisco, Dia da Ecologia e Dia das Aves e dos Animais. Por isso, encerramos este comentário com um soneto de nossa autoria:

ÚLTIMA AROEIRA

Quem passa, da estradinha avista à beira,
No pé da cerca em meio ao descampado,
Qual um herói altivo e abandonado,
Resistindo, sozinha, uma aroeira.

Tavez seja, talvez, a derradeira
A salvar-se da fúria do machado,
Pois da caatinga é tronco cobiçado,
Devido à qualidade da madeira.

Como num holocausto sem perdão,
As aroeiras somem do sertão...
E aquela que acolá sobreviveu,

Solitária, isolada no seu canto,
Parece alguém olhando com espanto
Um mundo que já foi todinho seu.

6 comentários:

  1. A cultura regional necessitava realmente de uma iniciatva desta natureza. É uma forma de retardar a anunciada morte da Literatura (regional, pois que seja) pelo que foi dito tratar-se seu próprio e mais eficaz algoz, que é a mídia eletrônica, com especialidade a Internet. Longa vida ao Blog e ao blogueiro.

    ResponderExcluir
  2. Essa combinação de Rede Mundial de Computadores e pessoas intelectualmente muito produtivas como o Pedro Paulo tem como resultado tudo isso que o blog Vila Campos Online representa para os seus leitores: uma multiplicidade de tudo que representa a preservação da identidade humana. Ironicamente, o termo Global Village, cunhando para expressar uma forma de identidade planetariamente compartilhada, expressa muito bem o que a Vila Campos, tanto em seu sentido simbólico quanto literal, representa para todos que visitam o Blog. Parabéns! @@@@@@@@@@@@ PP

    ResponderExcluir
  3. O blog VILA CAMPOS ONLINE conquistou uma boa leva de leitores fiéis pela diversidade dos assuntos tratados, mas sem perder de vista a Literatura de Cordel e as crônicas com temática sertaneja, passando sempre pelo viés do bom humor. Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Como já foi dito, a prevalência no blog da cultura regional,especialmente na sua vertente poética, deixa lugar também para a ciência, a filosofia e a arte em todas as suas expressões, seja de que lugar do mundo for. A cultura é universal, e, quando prima pela excelência, consegue sensibilizar qualquer pessoa que tenha a mente aberta para o novo, ainda que seja ele diferente da sua cultura local, das suas eivências no cotidiano. A abertura do Pedro Paulo para qualquer ramo do conhecimento humano, de qualquer época ou lugar, é que dá um colorido diferente ao blog, fazendo-o alcançar pessoas com diferentes visões de mundo, como se pode deduzir dos acessos feitos em outros estados do Brasil e no exterior. Fazemos votos para que este blog renasça a cada dia, com perseverança, renovação e entusiasmo.

    Flávio Henrique

    ResponderExcluir
  5. Parabéns, grande poeta. Você merece muito mais pelo ser humano que é, pela humildade característica dos grandes e pela inteligência.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns, é o mínimo que se pode dizer. Desejo sempre que as publicações postadas no seu blog sirvam para divulgar a cultura popular e também nos fazer refletir sob os mais diversos assuntos abordados, além de tudo obrigado pelo espaço para publicar um outro texto de minha autoria. Daqui a seis meses vamos comemorar um ano, talvez na mesa do seu Pedro do leite. Até lá.

    ResponderExcluir