sábado, 7 de maio de 2011

NOTÍCIA


CORDEL BATE RECORDE DE VISUALIZAÇÃO

O Blog VILA CAMPOS ONLINE, criado há um mês, já registrou perto de dez mil visualizações. O recorde no número de visualizações foi verificado no dia três de maio, na postagem do cordel MORTE E TESTAMENTO DE OSAMA BIN LADEM. Nesse dia, foram mais de seis mil visitas ao blog no Brasil, além de outras em vários países. No gráfico de Estatísticas do blog, até agora o cordel sobre a morte do terrorista ainda é a postagem mais visitada, atingindo em média 800 visualizações.
Além disso, vários blogs pescaram a postagem e publicaram em sua página principal, a exemplo do BLOG DA JANGA, do Portal TV Jangadeiro - Fortaleza. O PORTAL VERMELHO, um dos sites mais visitados no Brasil, também deu destaque para o cordel. O poeta Arievaldo Viana, em seu blog ACORDA CORDEL, afirma ter contabilizado um enorme índice de visualizações nesse mesmo dia, assim como no blog CORDEL PARAÍBA, do poeta Manoel Belizário. Vários outros blogs também publicaram o cordel sobre Bin Laden.
As milhares de visualizações, desde o dia três de maio até agora, ajudam a comprovar a importância da Literatura de Cordel ainda nos dias de hoje. Esse fato concorre também para a influência do Cordel como veículo informativo, que foi no passado e continua sendo, principalmente como divulgador de acontecimentos marcantes. A Enciclopédia Larousse, por exemplo, informa: “Por muitos anos, a Literatura de Cordel foi a principal forma de veiculação de informações conhecida no Nordeste: A morte de Getúlio Vargas, p. ex., vendeu 70.000 folhetos em 48 horas.”
Migrando das antigas folheterias para os meios eletrônicos de divulgação, o Cordel reafirma sua posição no ranking da literatura atual e social, como fonte de informação, entretenimento e cultura. Agora, que o Cordel junta-se à mídia eletrônica, a interligação entre blogueiros que desenvolvem ou valorizam essa Literatura é um fator relevante para a amplitude da divulgação de folhetos já impressos ou mesmo de publicações originalmente virtuais, a exemplo do cordel MORTE E TESTAMENTO DE OSAMA BIN LADEN. Nossos cordelistas reivindicam, no entanto, um basta na prática da pirataria impressa.

8 comentários:

  1. O cordel traz a notícia
    Mais limpa, de forma crítica
    Desmancha o mito e a mítica
    Combate o mal, a malícia
    Examina com perícia
    Sob seu ponto de vista
    Obama quer terrorista
    Caça e depois aniquila
    Peço que deixe tranquila
    A vida do CORDELISTA.

    VALENTIM CORDEIRO BRABO

    ResponderExcluir
  2. José Soares, cognominado "o poeta repórter", pai dos xilogravadores Marcelo e Jerônimo Soares, fez, dentre outros folhetos, A MORTE DE GETÚLIO VARGAS, A MORTE DE AGAMENON MAGALHÃES, A MORTE DE JUSCELINO KUBTSCHEK etc, todos com tiragens fabulosas. Marcelo me disse que o pai dele já tinha prontos os "necrológios" de Pelé, Roberto Carlos e outras figuras famosas antes de passar desta para "melhor". Explico: O poeta-repórter tem que trabalhar em cima do fato. O cara morre a meia noite, de manhã já tem cordel circulando. O folheto-reportagem tem vida curta. Daqui há dois meses, ninguém vai querer mais comprar ou saber de "Morte de Bin Laden".

    Arievaldo Viana
    www.acordacordel.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. PPP Parabéns! O cordel é muito bom mesmo... assim com todo o BLOG.

    ResponderExcluir
  4. O poeta Arievaldo parece precipitado com a premonição que faz para a queda no ostracismo, num prazo de dois meses, do cordel A MORTE E TESTAMENTO DE BIN LADEN. Se é cordel-reportagem, como ele mesmo categoriza, a tendência, no minímo, é virar história e ser uma fonte perene de pesquisa, principalmente abordando um fato que chamou a atenção do mundo inteiro. O próprio poeta, contradizendo-se, traz novamente à lume dois títulos de cordel-reportagem: A MORTE DE GETÚLIO VARGAS e A MORTE DE JUSCELINO KUBTSCHEK, prova de que ele próprio ainda recorda tais publicações. Dois cordéis-reportagem que fiz, AS DIABRURAS DE 'MEL' OU A VOLTA DE LAMPIÃO e O AMARGO FIM DO 'MEL', sobre um bandoleiro que em 2006/2007 aterrorizou os sertões de Canindé, foram reeditados pela décima vez e ainda encontra público até hoje.

    Pedro Paulo Paulino
    http://vilacamposonline.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Mark J. Curran, em sua obra, Retrato do Brasil em Cordel, utiliza principalmente desta vertente do cordel, de reportagem, para tecer sua tese do cordel como registro histórico. Concordo com Pan.

    srs

    ResponderExcluir
  6. Para mim '' A Morte e o testamento de Bin Laden'' ja virou història e como tal deve ser vista daqui pra frente.Alias eu ja estou querendo saber onde encontrar o folhetinho,para mim e para meus amigos que nunca nem ouviram falar em cordel, enfim faço publicidade da nossa cultura.que nao sei se è uma minha impressao, mas esta ganhando enfase a literatura em cordel.

    ResponderExcluir
  7. Pedro Paulo,

    Se cordel é bom demais da conta, que nem dizem os mineiros.

    Ele também fez sucesso no meu blog e com os meus correspondentes.

    Continue assim, para o deleite dos seus leitores.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  8. seu cordel foi a resposta
    daquilo que precisava
    mostrou o que procurava
    através dessa proposta
    uma noticia disposta
    na forma bela e rimada
    torna ela mais buscada
    e muito mais atraente.
    agradeço novamente
    a contribuição prestada.

    graças a esse cordel
    tão gigante em acessos
    vou escrever sem excessos
    e colocar no papel
    como um retrato fiel
    da arte noticiada
    escrita e recolocada
    de uma forma diferente
    agradeço novamente
    a contribuição prestada

    ResponderExcluir