quinta-feira, 11 de agosto de 2016

TRADIÇÃO


PROCISSÃO DOS VAQUEIROS MARCA
INÍCIO DA FESTA DE SÃO ROQUE 

Uma procissão com cerca de cem vaqueiros montados a cavalo marcou na tarde desta quarta-feira a abertura da festa de São Roque em Vila Campos, zona rural de Canindé. O percurso de um quilômetro entre Campos Novo (BR 020) e Campos Velho encerrou-se com uma missa campal em frente à capela da localidade. Peregrinos também acompanharam a procissão, entoando cânticos e conduzindo o painel com a imagem do padroeiro.
Durante o dia, os vaqueiros participaram de uma confraternização na casa de Cosme Paulino Viana, que aos 88 anos é um dos vaqueiros mais antigos dos sertões de Canindé. Conhecido pelo apelido de “Prefeito”, Cosme Paulino é um dos símbolos vivos da festa de São Roque, evento religioso que tem mais de um século de tradição. “Desde menino que acompanho nossa festa. Por isso, faço questão de receber em minha casa meus colegas vaqueiros e amigos”, afirma.
Durante o novenário, comunidades circunvizinhas participam da programação festiva, que este ano tem como tema “São Roque acolhe os doentes com misericórdia”. Segundo os organizadores, o calendário de realização da festa sofre alteração anualmente, permitindo que o encerramento aconteça num fim de semana. “Quem incrementa nossa festa são nossos familiares que moram fora e só podem participar nos fins de semana. Portanto, convencionamos em adaptar a data”, explica Verônica Paulino, uma das organizadoras. O dia de São Roque é celebrado pela igreja católica em dia 16 de agosto.
As festividades em Vila Campos encerram-se no próximo dia 20, com missa festiva às nove da manhã, seguida de procissão com o painel de São Roque no pátio da localidade e leilão beneficente na quadra da Casa Paroquial.

Texto/fotos: Pedro Paulo Paulino




Nenhum comentário:

Postar um comentário