segunda-feira, 1 de junho de 2015

EVENTO


'ACLAME' JÁ TEM 26 ACADÊMICOS

Com a posse de mais quatro aclamados, a Academia Canindeense de Letras, Artes e Memória (ACLAME) conta agora com 26 imortais, restando 14 cadeiras vagas.
A quarta sessão ordinária da academia fundada em 14 de março deste ano aconteceu na sexta-feira, 29/05, no auditório do Complexo Jardineira Parque.
Compuseram a mesa o presidente da ACLAME, Silvio R. Santos, prefeito de Canindé Celso Crisóstomo, coordenador da Crede 7, Paulo Alexandre Queiroz e empresários José Ivan Magalhães, José Messias Filomeno e Raimundo Carlos Ferreira.
Após o ritual de posse dos novos aclamados, o primeiro secretário da academia, Tonico Marreiro, fez a entrega de diploma de Membro Benemérito da ACLAME às seguintes personalidades: prefeito Francisco Celso Crisóstomo Secundino, Antônio Pereira Alves (CDL), Francisco Plínio Gomes (Turismo), José Anastácio Pereira (produtor fonográfico), Simone Barroso Amorim (executiva), Paulo Alexandre Queiroz (Crede 7) e Raimundo Carlos Ferreira (gráfica Encaixe).
Desta vez a solenidade teve um toque especial. Dentre os mais novos integrantes da ACLAME estão os músicos Chico Walter e Jota Batista, que após a solenidade, presentearam confrades e convidados com música ao vivo.
O poeta Celso Góis saudou com versos a chegada dos novos aclamados e recebeu de um deles, o poeta Arlando Marques, um poema de agradecimento, ambos aqui reproduzidos:

SAUDAÇÃO

Celso Góis


Eu saúdo e dou boas vindas
A este quarteto artista
Composto por Chico Walter,
Junto com Jota Batista;
Arlando Marques completa
Com o Klévison poeta
A paisagem cordelista.

É arte a perder de vista
De inimitável valor,
Expoentes da canção,
Do cordel e do humor.
Magos de traços sutis
Trazem pra Aclame o matiz
De aquarela multicor.

Vem músico, vem escritor,
Vem arte da nossa gente.
A Academia se orgulha
De receber de presente
Os artistas com seus dons,
Cultura de vários tons
De uma canção diferente. 

Vejo agora em minha frente
Várias faces da poesia:
Nas letras, desenho e humor,
Tanta arte, que extasia!
Enquanto a gente aclamava,
O quarteto completava
Os quadros da Academia.

Hoje é especial o dia
Pra cultura da cidade
Que recebe de uma vez
Quatro artistas de verdade,
Cada um traz o valor
De um estilo criador
Da mais alta qualidade.

Chega em grande quantidade
Essa verve multiarte.
A Aclame se engalana
Por cada um que faz parte
Deste celeiro de fé
Que brotou em Canindé
Em grande explosão de arte.

A Aclame hoje reparte
Valores selecionados
Com toda a população
Abrigando os aclamados.
Bem-vindo quem aqui veio
Pra se alimentar no seio
Da casa dos renomados.

Parabéns aos aclamados
Artistas de tantos sóis!
Na iluminação das artes
São mais perfeitos faróis.
Parabéns pra poesia!
Parabéns pra Academia!
Um abraço: Celso Gois.

AGRADECENDO A CELSO GÓIS

Arlando Marques


Obrigado, Celso Góis,
Pela receptividade!
Desejo na Academia
Novos laços de amizade.
Fico feliz, lhe confesso,
Ao receber nos seus versos
Tanta generosidade.

Vejo criatividade
Nessa escolha tão seleta.
Você, com suas palavras,
Constrói versos e arquiteta
Com toda sua presteza,
"Inda" faz a gentileza
De me chamar de poeta.

Atingi mais uma meta
Ocupando um dos assentos.
Herdei de Silá Rabelo,
Garbosa, noutros momentos.
E hoje me sinto honrado
De poder sentar ao lado
De renomados talentos.

Formulam meus sentimentos
Satisfação, alegria,
Um ar de contentamento,
Amor pela poesia,
Meu respeito pela arte,
Agora fazendo parte
Dessa honrosa Academia.

Que eu não sinta afasia
Com tamanha emoção,
Possa falar o que sinto
Do fundo do coração.
"Ousadamente" me atrevo
Deixar nos versos que escrevo
Minha eterna gratidão!

Eu, sujeito do sertão,
Homem da lida de gado,
Matuto por vocação,
Trabalhador de roçado,
Alcançando esta conquista
Por essa gleba de artistas
Sendo homenageado.

Meu nome "imortalizado"
Me traz alegria pura.
Mas eterno é Celso Góis
Porque se porta à altura,
Nos brinda com poesias,
Composições, melodias,
No limiar da cultura.

A paz que não se mensura,
Eu peço que Deus derrame
Nos campos da poesia,
Inspiração de enxame,
Para andarmos nesses parques.
Abraço do Arlando Marques,
Seu companheiro da ACLAME.


Nenhum comentário:

Postar um comentário