quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Sequenciando as manifestações em favor da festa de S. Francisco de Canindé, publicamos este cordel de autoria da jovem Raynnara Magalhães, no qual a sensibilidade e o fervor telúrico proclamam nossas tradições.

RESPEITO MÚTUO

Autoria:
Raynnara Magalhães



Nesses dias, percebi
Grande movimentação,
Ouvi rumores sobre
Desrespeito com o irmão.
Quis saber, não me contive,
Mas, sem surpresa, tive
A minha confirmação.

Vi com meus próprios olhos,
Que a terra há de comer,
Um grupo de evangélicos
Aqui vir se atrever
A insultar a nossa fé
E quem vem a Canindé
A São Francisco, agradecer.

Não enxergo a razão
Para tanto rebuliço.
Esses irmãos deviam
De uma vez, parar com isso!
Ameaça a harmonia
Dessa Festa e a garantia
De se ter um povo omisso.

Eu não tenho notícia
De um romeiro ter chegado
À igreja de vocês
E nossa fé ter propagado
Com algumas boas ações
Disfarçando pretensões
De trazê-los pra esse lado.

Pra quê se dar ao trabalho,
Perturbando a sua paz,
De interromper a louvação,
Sua prece e vir atrás
De quem tá lá no seu canto
E que tá orando ao Santo
Do milênio, meu rapaz?

Todos têm a liberdade
De seguir a sua fé
E, dela, poder fazer
Aquilo que bem quiser.
Mas direito que ninguém tem
É de atrapalhar quem vem
Em romaria a Canindé.

Sei que suas “boas ações”,
De anos, já tem uns bocados,
Mas que lhe fez acreditar
Que ficaríamos calados?
Esse povo aqui tem voz
Nessa não estamos sós
Somos muito abençoados!

Não queremos que se sintam
Aqui, menos acolhidos.
Só queremos mais respeito
Somos irmãos, meus queridos!
Filhos do mesmo Deus,
Vocês são como os meus,
Não os únicos escolhidos!

Meu irmão evangélico,
Católico é também cristão.
Cremos que é por Jesus
Que teremos a salvação.
A Ele, não agradaria
Ver tanta desarmonia
Em briga de religião.

Então, vou lhe esclarecer
Tirar do seu olho, o cisco
Pois entendimento ruim
Pode ser de muito risco:
Há um santo que intercede
Por cada um que pede
Que se chama São Francisco!

Mas isso, meu irmão,
É uma questão de crença!
Nós aqui não lhe forçamos
A mudar o que você pensa.
Então não venha perturbar
E nossa Festa atrapalhar
Com essa sua presença.

Seja, então, um bom cristão
E ponha em andamento
O que disse Mestre Jesus
Com o seu ensinamento.
Busque ser imitador
Fiel de Nosso Senhor 
E, da paz, seja instrumento!

São Francisco foi, portanto,
Quem melhor o imitou
E, por isso, é tão amado:
Pelo exemplo que deixou!
Seu legado é precioso
É um Santo milagroso
Pois a Cristo ele amou!

Veja só todo esse povo
Que sai da sua cidade
Para vir manifestar
Sua religiosidade!
E ao chegar aqui encontra
Quem está sendo “do contra”
Gerando adversidade.

Por isso, nós lhe pedimos:
Não aproveite esse momento
De fé do nosso romeiro
Pra mudar seu pensamento
Ele é livre pra escolher
Não queira se intrometer
E interferir seu julgamento.

Essa festa é Católica!
Por Francisco, o povo vem!
Se você não é romeiro
Que fazer aqui também?
Venha aqui num outro dia
Não atrapalhe a romaria
E pra isso eu digo “Amém!”

Se a sua boa ação
For em nome de outra fé
Que não condiz com a de quem
Vem pra cá até a pé,
Então, meu bom amigo,
Ouça só o que lhe digo:
Poupe o nosso Canindé!

Essa terra foi por eles
E pra eles construída.
Por acaso vocês pensam
Que essa fé é destruída?
Uma Festa tão madura
Que já tanto tempo dura
É muito fortalecida!

É com isso, meu irmão,
Que eu peço humildemente:
Ame a Deus na sua igreja,
Não seja inconveniente,
Não queira evangelizar
A quem veio aqui rezar
Nosso Deus não é diferente!

Isso eu falo pros que vêm
E pros que apoiam aqui.
Não vejam com inimizade
Tudo isso que escrevi.
Saibam que sou vossa irmã
Ajo como uma cristã
E pratico o que aprendi.

Reavivou a nossa fé
Todo esse movimento.
Teve, então, um lado bom
Esse acontecimento.
Continua a tradição,
Mas que esse caso não
Caia em esquecimento.

Finalizo esse cordel
Dizendo: não é defeito
Amarmos São Francisco
E a gente tá no direito
De fazer nossa oração.
Nossa manifestação
De fé merece respeito!

Serão, aqui, sempre bem-vindos
Nisso podem acreditar
Se não têm a intenção
De essa Festa atrapalhar
E eu digo: “Paz e bem!”
Para aqueles que aqui vêm
A nossa fé respeitar!

E, ao jovem Frei Jean,
Pela alta magnitude
Dos seus feitos nessa Festa,
Juntamente à juventude,
Gratidão do peito emana
Pela Tenda Franciscana:
Essa tão nobre atitude!

Um comentário:

  1. Os jovens talentos para o cordel devem ser incentivados. Raynnara Magalhães deu bem o seu recado. Em alguns momentos, com mais propriedade do que muitos veteranos dessa arte. Que a música continue!

    ResponderExcluir