terça-feira, 18 de dezembro de 2012


GONZAGÃO CONTADO EM VERSO

Pedro Paulo Paulino

“Rei centenário – Rei eterno” é o nome do livro publicado no começo de dezembro por um pesquisador incansável da vida e da obra de Luiz Gonzaga. O volume, com 105 páginas, traz um relato versificado em quadras que abordam toda a trajetória de vida do Rei do Baião, desde o seu nascimento em 13 de dezembro de 1912 até sua morte em dois de agosto de 1989. O autor, Antonio Carlos Sampaio de Oliveira, mostra seu largo conhecimento sobre a trajetória de Gonzagão, resgatando aspectos curiosos e fundamentais da cronologia do maior cantor do Nordeste e um dos nomes mais respeitados da Música Popular Brasileira em todos os tempos. O livro foi lançado em Exu, terra natal de Gonzaga, no dia 12 de dezembro, durante as comemorações do centenário do Rei do Baião.
Antonio Carlos autografando
Cerca de 70 letras de músicas gravadas por Luiz Gonzaga estão reproduzidas nessas páginas, além da iconografia que inclui fotos antológicas, como a da casa onde nasceu Gonzagão, o encontro dele com o Papa João Paulo II em Fortaleza, e uma foto da passagem do Rei do Baião pela cidade de Canindé nos anos 70. Aponta lances marcantes da carreira do cantor, como seu alistamento no Exército, sua ida para o Rio de Janeiro e os primeiros passos na vida artística daquela cidade. Em seu livro, Carlos Sampaio mostra ainda a importância de outros astros da música nordestina que fizeram sucesso no mesmo período, dentre eles Jackson do Pandeiro, Ary Lobo e o próprio Gonzaginha. “Tivemos muitos talentos contemporâneos de Luiz Gonzaga que fortaleceram a nossa cultura e ajudaram a levar mais longe gêneros como o forró, o xote, o coco, o xaxado e, evidentemente, o baião”, afirma. Carlos Sampaio reitera também a importância de grandes compositores que fizeram parcerias decisivas com Luiz Gonzaga, e cita como exemplo Zé Dantas, Zé Marcolino, João Silva, Luiz Ramalho e Humberto Teixeira, autor de clássicos como “Asa branca”, “Assum preto” e “Estrada de Canindé”. “Gilberto Gil tornou-se um grande parceiro do Gonzagão, pois além de ser também um intérprete de suas músicas, com Elba Ramalho colocou a letra na melodia de 'Treze de dezembro', uma das composições mais inspiradas do nosso Rei.”
Carlos Sampaio faz questão de lembrar o interesse pela preservação da natureza, segundo ele, um item sempre presente no trabalho artístico de Gonzaga. “Em muitos sucessos dele, como 'Asa branca', 'Acauã', 'Sabiá', 'Cantiga do vem-vem' e outros, as aves da caatinga nordestina são reverenciadas. E não devemos esquecer também que ele decantou nossa flora, nossos rios, estradas, costumes etc. Luiz Gonzaga, em si, é um universo riquíssimo”, afirma empolgado, lembrando ainda a atualidade do Rei em música como “Xote ecológico”, no seu último LP de 1989.
Cordelista PPP e Antonio Carlos
O livro é o coroamento de uma atividade praticada pelo autor desde sua juventude: pesquisar e anotar tudo que encontra sobre Luiz Gonzaga. A ideia de escrever em versos, segundo Antonio Carlos, é uma forma de tornar mais atraente o conteúdo da obra e também de homenagear o cordel, outra vertente tipicamente nordestina. “Admiro muito nossos poetas populares, por isso, resolvi fazer essa narrativa em quadrinhas.” Nascido em Quixadá, mas com suas origens na cidade de Palmácia, Antonio Carlos Sampaio de Oliveira é formado em Direito pela Universidade de Fortaleza. Cabo licenciado da Força Aérea Brasileira, durante muito tempo trabalhou no Banco do Nordeste do Brasil. Aposentado, dedicou-se cada vez mais à pesquisa sobre Luiz Gonzaga e à cultura regional. Colecionador de discos em vinil, tem em seu acervo particular raridades autênticas da MPB que já lhe deram suporte em sua passagem também pelo rádio. Mesmo morando em Fortaleza, é um apaixonado confesso pelo sertão e os costumes interioranos. “Conservo, principalmente, uma ligação muito forte com Canindé, onde tenho muitos amigos e parentes. Sinto-me realizado por ter representado esta terra em Exu, onde lancei meu livro”, ressalta Carlos Sampaio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário