quinta-feira, 24 de maio de 2012


Humor até a tampa
ARIEVALDO VIANA LANÇA NOVO BAÚ


Este ano vai marcar a cultura de Canindé em dose dupla, com o lançamento dos livros O BAÚ DA GAIATICE, de Arievaldo Viana, e RAIMUNDO MARREIRO – Poeta Popular, do radialista Tonico Marreiro. O segundo vai ser lançado em 31 de agosto e o primeiro, na noite desta sexta-feira, 25, na choperia Aquarius, praça Dr. Aramis. Ambos os trabalhos têm parentesco de gênero, pois reúnem poesia, causos, anedotário e acontecimentos jocosos da vida boêmia desta cidade. O primeiro traz à tona a farta produção do poeta e folclorista Raimundo Marreiro contextualizada com o Canindé de seu tempo. O segundo é basicamente a continuidade desse período, coincidindo com a passagem de século-milênio, que assistiu ao surgimento de novos representantes da poética, da música, da boemia e do bom-humor da terra de S. Francisco.
Foi ainda em abril de 1999 que Arievaldo apresentou ao público a 1ª edição de seu BAÚ, dando com isso uma sacudida na cultura local, que amargava momentos de déficit. O acontecimento puxou uma série de outras novidades na literatura canindeense, pois nesse mesmo ano em setembro veio à lume o livro CONCERTO DE POEMAS SEM CONSERTO, de Celso Góis Almeida. No ano seguinte, Arievaldo enche mais o BAÚ, põe no ombro e publica a segunda edição da obra, desta vez mais rica em Literatura de Cordel, que por esse tempo começou a renascer com todo fôlego.
Nesse período, Augusto Cesar Magalhães Pinto dedica-se a uma intensa pesquisa iconográfica que resulta em seu livro VIAGEM PELA HISTÓRIA DE CANINDÉ, publicado em 2003. Seis anos depois o mesmo autor presenteia o público com o livro HISTÓRIAS DE NOSSA TERRA E DE NOSSA GENTE – Crônicas Ilustradas, enfeixando em suas páginas aspectos bem-humorados do cotidiano da cidade. Antes, em 2002, Arievaldo publica SÃO FRANCISCO DE CANINDÉ NA LITERATURA DE CORDEL, fugindo um pouco de seu filão, o humor.
Paralelas a essas publicações, outras tantas reavivaram as letras canindeenses, a exemplo do livro CREPÚSCULO MATUTINO, do poeta José Maria Costa, e vários folhetos de cordel de Gonzaga Vieira, Natan Marreiro, Jota Batista e Pedro Paulo Paulino. A música e as artes plásticas também revelaram em nossa terra novos talentos, promissores e dinâmicos.
Agora, O BAÚ DA GAIATICE, mais fornido em sua 3ª edição, traz visual gráfico e impressão de primeira qualidade, cheio até a tampa de novos causos, histórias, anedotas e cordéis atraentes. São peças novas misturadas com peças antigas, que ganharam novos bordados e novas cores, costuradas no melhor tecido encontrado na seara do folclore cearense, em especial, o folclore canindeense. Ao desafivelar o BAÚ e revirar seu conteúdo, Arievaldo Viana vai agitar uma fauna incomparável de personagens cheios de graça, como Zé Freire, Zé Adauto Bernardino, Franzé D’aurora (vivos); Bunaco, Broca da Silveira, Zuca Idelfonso, Antonio Viana, Muquila, Mundim Sampaio, Miguel Carpina (de saudosa memória). O livro, com ilustrações de fino traço, tem o adjutório de um magote de prosadores, poetas e humoristas canindeenses, entre os quais Jota Batista, Silvio R. Santos, Natan Marreiro e Pedro Paulo Paulino. E vem com recomendações de primeira ordem, deixadas pelos saudosos jornalistas-escritores Ribamar Lopes e Blanchard Girão. O efeito colateral é somente o riso.

7 comentários:

  1. Esse livro tem o mérito de resgatar personagens muito pitorescos da nossa região... O impagável BROCA DA SILVEIRA é um deles. A participação especial dos poetas J. Batista e Pedro Paulo Paulino também são um destaque a parte. Li a primeira edição e recomendo essa terceira. Vem coisa boa por aí...

    Francisco Oliveira

    ResponderExcluir
  2. Arievaldo Viana
    prosador desde menino
    eu vou pro seu lançamento
    com Pedro Paulo Paulino
    Natan, Gonzaga Vieira
    toda nossa cabroeira
    sem rancor, mágoa ou "resquice"
    só não levarei a sogra
    para a noite de "autógra"
    do Báu da Gaiatice

    JOTA BATISTA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando você lá chegar
      Agarre a sua viola
      E dum jeito bem pachola
      Cante ONTEM AO LUAR
      Que é pra gente se lembrar
      Da nossa musa Janice
      Jota, deixe de tolice
      Nessa noite de "autógra"
      Pode levar sua sogra
      Pro BAÚ DA GAIATICE

      Excluir
  3. Estar no lançamento do do livro de Cancão de Fogo deve ter sido presenciar o melhor evento cultural do ano, quiçá o único!...Como diria um leviano cronista social, tudo esteve a contento. Os chopps gelados, os charutos perenes (4 eventos), a presença energética do autor e sua esposa e filho, B. Tanko e senhora, Joseph Godot, Silvio Dias(sortudo como sempre), M. L. de Sousa. Os crooners Assis e Chico Walter garantiram a qualidade musical da noite. Foi uma honra dividir o palco com os embaixadores do cordel da atualidade. A saída à francesa sempre se perdoa...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem falar no mais lídimo representante da Jovem Guarda, Assis Vidal, ocupando uma das cabeceiras das mesas enfileiradas.

      Excluir
  4. Lapso imperdoável, nosso querido amigo libriano, uma autoridade em "Vovô" e Jovem Guarda, mora no nosso coração sem pedir licença... Poeta você teria um exemplar disponível do volume lançado para sua prima que trabalha conosco?... Envie parecer por e-mail.

    srs

    ResponderExcluir
  5. Realmente tinhamos convidados da melhor cepa. É bom registrar também a presença dos meninos do grupo de teatro, liderado por Augustinho Medeiros, do articulador político Milton Alves, colegas da imprensa local, locutor Paulo Sampaio, vice-prefeita Rozário Ximenes e outras lideranças locais. Assis Vidal prolongou a festa no dia seguinte, no mercado velho, com uma animada música ao vivo.

    Cancão de Fogo

    ResponderExcluir