quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

FILOSOFIA


TRÊS PÉROLAS DO LIVRO OS GRANDES
PENSADORES, DE WILL DURANT

Colaboração: Flávio Henrique

“SOBRE PLATÃO:
Seus diálogos constituem uma das maiores preciosidades do gênero humano. Pela primeira vez a filosofia toma forma, e pela exuberância atinge perfeição jamais observada. Quereis ouvir um nobre discurso sobre o amor e a amizade? Lede o Lysis, o Charmides e o Phedon, cujas derradeiras páginas são picos culminantes na história da prosa. Estais interessados nos mistérios da mente e do  conhecimento? Lede o Parmênides e o Teeteto. Tendes interesse em tudo? Lede A República, onde encontrareis metafísica, teologia, ética, psicologia, educação, estatismo, arte; e também feminismo, controle da natalidade, comunismo e socialismo com todas as suas virtudes e dificuldades, eugenia e educação libertária, aristocracia e democracia, vitalismo e psicanálise - que é que não encontrareis lá? Não admira que  Emerson aplicasse à República as palavras que o piedoso califa Omar escreveu no Corão: ‘Queimem-se as bibliotecas, porque neste livro está tudo.’ (p. 15)

SOBRE OS CEM MELHORES LIVROS PARA UMA EDUCAÇÃO,
ESCOLHIDOS  POR  WILL DURANT NA SUA OBRA:
Eis a nossa Odisseia de livros. É todo um mundo, contendo a excelência bem ponderada de cem gerações; mundo não tão belo e vivo como o da realidade - como a natureza e o homem, mas abundante de insuspeitada sabedoria e de inexplorada beleza. A vida vale mais que a literatura, a amizade suplanta a filosofia, e as crianças nos tocam a alma com música mais profunda que a de todas as sinfonias; mas ainda assim esses deleites vivos não desmerecem o prazer  secundário que em tais obras encontraremos. Quando a vida se torna amarga, ou os amigos fogem, ou nossos filhos nos abandonam a casa para a fundação de outro lar, resta-nos o consolo de sentar-nos a esta mesa com Shakespeare e Goethe, e rir-nos do mundo com Rabelais, e de contemplar a sua beleza de outono com Keats. Porque estes são amigos que nos dão unicamente o melhor, que nunca nos refogem e que sempre estão à nossa espera. Depois de frequentá-los por algum tempo e humildemente ouvi-los falar, curados estaremos de nossas enfermidades e conheceremos a paz que vem  da compreensão. (p. 60)

A OPINIÃO DO FILÓSOFO KEYSERLING SOBRE
O INDUSTRIALISMO NORTE-AMERICANO:
É conhecido o efeito desse sistema sobre o caráter. Por uma estranha inversão, o individualismo econômico rebenta em socialismo psicológico. A caça à riqueza  conduz à produção em massa, à estandartização dos produtos, gostos, ideias, almas; vender o mesmo artigo ao maior número de pessoas exige que grande número de pessoas tenham a mesma mentalidade; fazer o povo pensar e agir do mesmo modo é a função da propaganda comercial - gotas d’água que  caem incessantemente sobre o  cérebro humano até que  a individualidade se adormente e só fique o estereotipado. ‘Unicamente na América a propaganda pôde tornar-se uma indústria autônoma; sem a produção em massa, tal coisa seria impossível. Por meio dela forma-se em todos os campos uma opinião pública artificial, que se vai acumulando geometricamente graças à imitação, até tornar-se irresistível. O mais incrível ideal que o  homem jamais teve - o ideal do homem da rua’, o desejo de ser exatamente igual aos outros - amolda o vestuário, a conduta, o pensamento e até as caras do americano. Por fim, cada homem se torna duplicata de outro, e o grande valor da realidade espiritual, que é a personalidade característica, desaparece. (pp. 134-5)"

[Will Durant. Os Grandes Pensadores. 6.ª ed. Tradução de Monteiro Lobato. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1965.]

NOSSA LÍNGUA
Gasosa Em todo o Nordeste a palavra é usada como sinônimo de limonada gasosa ("água saturada de ácido carbônico e perfumada com sumo ou essência de limão", segundo o Dicionário Aurélio.)


Nenhum comentário:

Postar um comentário