quarta-feira, 26 de outubro de 2011


O GUIZO DA CASCAVEL

Um morador aqui da Vila Campos, caçador nas horas vagas, saiu uma noite destas de lua a cata de um peba ou um tatu, mas por pouco não foi picado por uma cobra cascavel, enquanto ele caminhava na mata. Quem levou mesmo a pior foi a cobra, que foi morta por ele. Como prova, o meu amigo me trouxe o chocalho dela, no qual se contam seis anéis. No entender do homem do sertão, cada anel do guizo representa um ano de vida da cascavel. Sobre o assunto, encontrei essas curiosidades:

A cascavel, também conhecida por outros nomes – tais como boicinga, maracá, mocassim etc – é encontrada em todo o Brasil, com exceção da Amazônia. De hábitos noturnos, age também durante o dia. Habita geralmente os locais secos. Gosta de cupinzeiros e de tocas de tatu abandonadas. Não vive sobre árvores, nem tampouco subterraneamente. Sabe nadar, como todas as outras cobras, mas não tem hábitos aquáticos. Prefere alimentar-se de pequenos animais, especialmente de mamíferos roedores, sobretudo ratos silvestres e esquilos. Chega até a atacar aves e coelhos. Não dispensa lagartos, pererecas, rãs e outros pequenos animais. Seus principais inimigos naturais são a coruja, a ema, o gavião e a siriema. Outros animais, como os cães de caça, cavalos, cervos, vacas etc, também são inimigos das cobras. É verdade que muitos desses matam-nas apenas quando são atingidos.
Sua visão é limitada, mas enxerga bem à pequena distância. O olfato é bem desenvolvido. Não tem audição, embora seja extremamente sensível às vibrações, o que lhe permmite sentir a aproximação de qualquer animal a considerável distância.
Guizo – O filhote de cascavel, ao mudar de pele, recebe um botãozinho na extremidade da cauda. É o início do crótalo, chocalho ou guizo que, quando agitado, produzirá um som característico.
Ao mudar outra vez de pele, três meses depois, de acordo com os entendidos, novo anel será adicionado. Como a cascavel troca de pele três vezes ao ano, igual número de anéis córneos serão anexados. Mesmo assim, é impossível calcular a idade da cascavel, pois muitas vezes esses anéis – ocos e articulados entre si – desgastam-se e perdem a parte terminal. No geral, o chocalho é formado de sete a treze anéis.
A principal função do guizo é avisar os intrusos acerca do perigo iminente, nem sempre percebido a tempo.
Folclore – No linguajar popular, cascavel significa pessoa de índole ruim e de língua ferina; uma pessoa cruel, desumana e má.
Cascavel de vereda tem o significado de falso, desleal e maldoso.
Existem muitas crendices e superstições acerca da cascavel, sendo que, em grande parte, referem-se ao guizo. Eis alguns exemplos:
♦ O povo crê que cada anel representa um ano de vida para a víbora.
♦ O gizo, bem seco, colocado no interior da viola ou do violão, melhora não só a emissão de som do instrumento, como a voz do cantor.

EM TEMPO: O caçador meu conterrâneo, mostrando-me o chocalho da cascavel que ele matou, ponderou um pouco e me disse:
Eu tinha saído atrás de matar um tatu ou um peba e matei foi uma cascavel. Aí, voltei pra casa. Mas não estou desanimado, porque matei uma serpente que podia matar uma ou mais de uma pessoa, inclsusive a mim.
Eu disse-lhe que as serpentes não foram criadas para picar o homem, mas que são animais que também fazem parte do equilíbrio da natureza e que só nos atacam quando também são atacadas.
Ele concluiu:
É, mais desde o começo do mundo, que a cobra tem a fama de ser ruim, pode ver na Bíblia.
Fama é fama.


NOSSA LÍNGUA

Siriri 1. Dança de roda infantil. 2. Dança popular acompanhada de música e cantoria.

3 comentários:

  1. O final do artigo me fez lembrar que o livro Iniciação do Mundo, de Vera Stanley Alder, que trata de filosofia esotérica, traz a seguinte sentença no seu frontispício: "Sede sábios como a serpente e inofensivos como a pomba." Em um livro de que não me lembro, diz-se que esta frase foi proferida por Jesus Cristo, e que estaria no Novo Testamento. Alguém com um bom conhecimento da Bíblia poderia confirmar para nós essa afirmação.
    Por que as serpentes seriam consideradas sábias? Pelo menos entendo que se nota na sua maneira de locomover-se que elas são prudentes, estudam o ambiente em que estão, parecem planejar. Os faraós do Antigo Egito tinham uma espécie de cobertura para a cabeça com a figura de uma serpente. A obra A Doutrina Secreta, da mística russa Helena Petrovna Blavatsky, faz muitas alusões às serpentes, que eram consideradas na Antiguidade como um símbolo dos Iniciados.

    lávio Henrique

    ResponderExcluir
  2. O final do artigo me fez lembrar que o livro A Iniciação do Mundo, da teósofa inglesa Vera Stanley Alder (trad. da Ed. Pensamento), traz em seu fronstispício a seguinte sentença: "Sede sábios como a serpente e inofensivos como a pomba." A serpente mereceria mesmo ser chamada de sábia?
    Não me recordo qual seria o outro livro em que se diz que essa frase foi proferida por Jesus Cristo, e estaria em alguma parte do Novo Testamento. Alguém com um bom conhecimento da Bíblia poderia esclarecer essa dúvida.
    Os faraós do Antigo Egito tinham uma espécie de cobertura na cabeça que, na altura da testa, mostrava a figura de uma serpente. Por outro lado, na monumental obra A Doutrina Secreta, da mística russa Helena Petrovna Blavatsky, há muitas alusões às serpentes (nagas, em sânscrito), que seriam um símbolo dos Iniciados nos Mistérios.

    Flávio Henrique

    ResponderExcluir
  3. MELHOR SITE DE VENDAS http://www.mercadozets.com.br/

    VENDE DE TUDO

    CHOCALHO
    ...
    http://www.mercadozets.com.br/ListaProdutos.asp?texto=chocalho&IDCategoria=110

    BEBÊ INFANTIL
    http://www.mercadozets.com.br/ListaProdutos.asp?idCategoria=110

    VENDE DE TUDO TEM BERÇO ELETRONICOS CELULARES TV NOTEBOOK COMPUTADOR ACESSORIOS PARA CARROS BRINQUEDOS ARTIGOS INFANTIS E MUITO MAIS

    ResponderExcluir