sábado, 1 de outubro de 2011


ESTÓRIAS DE S. FRANCISCO

(Da tradição oral)

Certa vez São Francisco e frei Leonardo de Assis voltavam de uma longa viagem. O santo, de saúde muito fraca, estava realmente exausto. Andava quase se arrastando. Vendo isso, uns tropeiros, que por ali passavam, pediram-lhe que montasse num jumento durante um trecho do caminho.
São Francisco montou no jumento e frei Leonardo seguiu atrás, tangendo o animal.
Embora mais moço que o santo, ele não estava menos cansado. Lá pelas tantas, cedendo a uma tentação, começou a pensar:
– Mas vejam só como as coisas do mundo viram. Está tudo de pernas pro ar! Antes, no mundo, meu pai e o dele nunca tiveram relacionamento. E nem podiam! Eu venho de uma família de nobres e este frei Francisco, de uma família de comerciantes! De biscateiros! Mas o que acontece agora? Ele anda montado e eu vou atrás tangendo o jumento!
Assim, ia pensando, quando, de repente, o santo fez parar o animal e desceu.
– Meu irmaõ, disse S. Francisco, não é direito que eu vá montado e você a pé! Você que no mundo era mais nobre e mais rico do que eu! Monte no jumento, meu irmão, monte. Monte que eu tanjo!
Frei Leonardo ficou de boca aberta! Como é que o santo tinha adivinhado o seu pensamento? Com o rosto rubro de vergonha, lançou-se aos pés de S. Francisco e, entre lágrimas, contou o seu mau pensamento e pediu perdão… 

3 comentários:

  1. MUITO LINDO, SÃO FRANCISCO ERA MUITO HUMILDE E
    DE UM AMOR INCONDICIONAL, SERIA BOM QUE NOS SERVICE DE LIÇÃO!!!!

    ResponderExcluir
  2. .È sempre muito afascinante os ensinamentos deste grande santo! gosto muito de uma passagem da vida dele onde andando a predicar na Babilonia, parou para repousar com seu grupo e uma prostituta de "rosto muito bonito ,mas de coraçao venenoso " o convidou a pecar , e Frei Francisco disse: sim, porque nao, se despiu deitou no fogo e com os braços abertos chamou a prostituta que a essa cena nao pode que se converter.

    ResponderExcluir
  3. Essa aconteceu com uma parente minha e sou testemunha: na duvida se colocar ou nao unico dinheiro que tinha no bolso na Bandeira de Sao Francisco , quando voltando pra casa foi tirar do bolso a chave de casa la estava o os dez reais, fato impossivel pois fui eu a colocar pra ela esse dinheiro na bandeira e quem acompanha esse evento sabe que ter a certeza de que nossa intencao caiu mesmo dentro da bandeira è sagrada, nao sabemos explicar pois tenho certeza que a pessoa nao tiha outro dinheiro, a coitada nao colocou com pena como pode parecer a primeira impressao, foi so uma frase dita a voz alta talvez num momento errado. Sao Francisco opera ainda vivamente nas nossas vidas com grandes e pequenos milagres esta a nos perceber. e espero que ele esteja vendo o que estao fazendo com sua Basilica e espero ainda mais que ele nao seja contente dessa decisao de ter apagado as luzinhas .

    ResponderExcluir