quinta-feira, 22 de setembro de 2011

notícia


CÂMARA CONGRATULA TONICO MARREIRO


Tonico com a faixa de protesto no 7 de Setembro 

A Câmara Municipal de Canindé, no dia 8 de setembro, apresentou Moção de Congratulações ao radialista Tonico Marreiro pela sua manifestação no Dia da Pátria em defesa da reposição das luminárias decorativas da basílica de São Francisco. Num gesto cívico e de amor à sua terra, no Dia da Independência Tonico chamou a atenção do público quando manifestou pelas ruas da cidade seu protesto, conclamando a comunidade franciscana local para a importância da preservação da cultura religiosa canindeense. Uma faixa foi exibida aos populares e às autoridades lembrando o Cânone 23 que trata das tradições e costumes religiosos.
O reconhecimento do legislativo canindeense foi uma proposta da vereadora Maria Coelho (PSDB). Para Tonico, esse gesto representa mais um passo nessa campanha que ele vem empreendendo desde o ano passado, quando foram retiradas as luzes decorativas da fachada da basílica. “É importante que cada canindeense veja o significado desse protesto em favor de um dos maiores atrativos da festa do nosso santo padroeiro, e que é uma tradição com mais de 80 anos”, explica. Abaixo, o teor do ofício de agradecimento que Tonico enviou à Câmara:

“Canindé, 21 de Setembro de 2011.

Excelentíssima Senhora.

Sirvo-me do presente, para agradeçer a Vossa Excelência e aos demais parlamentares que compõem o altaneiro Parlamento da minha querida terra natal, Canindé, pela apresentação, votação e aprovação da Moção de Congratulações 015/2011, a este simplório canindeense, que nada mais fez do que cumprir o seu dever de cidadão, nascido aqui, neste antigo ‘Bairro Alto do Tiro’. Neste ensejo, passo às mãos de Vossa Excelência, um exemplar da revista ‘SÚPLICA CANINDEENSE’, escrita e editada por mim, custeada por amigos conterrâneos, no ano passado, 2010, quando iniciei esta batalha que julgo seja dever de todos nós, em defesa da cultura religiosa da ‘Terra de São Francisco’, componente exponencial da história canindeense, cujas páginas, desde 1956 (vide revista), veem sendo rasgadas por quase todos os vigários que por aqui passaram, num grosseiro desrespeito à própria história da presença dos Padres Seculares, a partir do primeiro Vigário - Padre Francisco de Paula Barros, e, posteriormente, da proveitosa passagem dos Frades Capuchinhos, tendo à frente o maior benfeitor desta Paróquia, Frei Matias de Ponterãnica. Como ex-vereador, componente desta Augusta Casa, sugiro respeitosamente às Senhoras e Senhores Vereadores que hoje são meus representantes ligítimos, discutam esse assunto, elaborem um documento apolítico e respeitoso e façam chegar às mãos do Senhor Provincial – Frei Marconi Lins e ao Senhor Vigário – Frei João Hamilton para que revejam mais este mal causado a história desta cidade que São Francisco escolheu para operar com seus excelsos milagres.

Agradecido,

Antonio Gonzaga Marreiro
(Tonico Marreiro)

Excelentíssima Senhora
Vereadora Mariinha Coêlho
Camara Municipal de Canindé”



2 comentários:

  1. Olá.

    Meu nome é Thiago Lopes, sou estudante e pretendo fazer meu mestrado baseado em literatura de cordel. Gostaria de saber como eu posso fazer para adquirir um exemplar do "Morte e Testamento de Osama Bin Laden", aqui em Campina Grande (onde eu moro) ou em Recife (onde eu pretendo morar).

    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  2. Thiago,

    Envie seu endereço postal que remeterei exemplar do cordel.

    ResponderExcluir