quarta-feira, 27 de julho de 2011

evento

LANÇADO CARTAZ DA FESTA DE S. ROQUE

O Conselho Pastoral de Vila Campos lançou nesta segunda-feira cartaz e folder da Festa de S. Roque, o evento secular que todo mês de agosto reúne centenas de pessoas na localidade. Este ano, a festa tem início no dia 10 de agosto e encerramento no dia 20. Durante o novenário, acontecerá também a tradicional missa dos vaqueiros, com desfile entre Campos Novo e Campos Velho. Outro ponto alto da festa é o leilão na Casa Paroquial após a missa festiva do dia 20.
As celebrações a S. Roque em Vila Campos tiveram início há mais de cem anos, quando o potiguar Raimundo Batista de Moura instalou-se nessas imediações e deu início ao culto ao santo de França. A capela da povoação é a primeira do interior do município de Canindé e sua construção teve início em 1905. A Festa de S. Roque é uma oportunidade em que os familiares de Vila Campos promovem um grande encontro anual, trazendo de volta muitos filhos do lugar que moram fora, principalmente em Fortaleza. O encerramento dos festejo, todo ano, acontece à noite com uma grande festa dançante na quadra da Casa Paroquial.


Um comentário:

  1. O novenário de São Roque na Vila Campos é a singela expressão de uma religiosidade sincera que se encontra na gente simples do sertão, uma oportunidade esperada o ano inteiro para reencontrar conterrâneos que partiram para a cidade grande.
    As novenas, as orações íntimas com pedidos de saúde e prosperidade, os cantos, a procissão e os leilões (lembram-me a infância), tudo concorre para a expressão de uma espontânea alegria de crianças, jovens e adultos. Quanto contraste desses valores espirituais, cheios de humanidade, com os valores seculares de um mundo material em que não há mais tanta oportunidade para a expressão do nosso lado bom, solidário, simples.
    Que tudo corra bem nesse período ao mesmo tempo sagrado e festivo, e que o influxo das energias positivas, curativas, que do plano espiritual descem quando há pedidos sinceros, concorra para uma renovação pessoal e aquisição de forças para superar as adversidades que porventura surjam no dia-a-dia dos paroquianos da Vila Campos.

    Flávio Henrique

    ResponderExcluir