sábado, 16 de julho de 2011

CORDEL PROTESTO

ANDORINHA SÓ FAZ VERÃO, SIM

Contrariando o antigo adágio segundo o qual “uma andorinha só não faz verão”, ontem publiquei neste blog um manifesto contra o Ministério da Cultura (MinC), denunciando o descaso com os artistas populares que participaram do PRÊMIO MAIS CULTURA DE LITERATURA DE CORDEL 2010 – EDIÇÃO PATATIVA DO ASSARÉ. Há mais de um ano que os poetas classificados aguardam o pagamento da premiação. O intuito do manifesto, claro, era chamar a atenção dos organizadores do concurso, uma vez que há muito tempo sequer nos dão satisfação. Ao mesmo tempo, enviei e-mail para diversos contatos conclamando a classe para uma campanha intensiva em favor de seus direitos. Certamente, com a postagem do manifesto eu esperava a adesão de vários cordelistas, principalmente daqueles que mantêm blog. A resposta foi zero. O único blog que fez coro comigo foi o blog da amiga Fatita Vieira, que nem cordelista é. Enquanto isso, outros andavam encantados com novela da Rede Globo.
Uma resposta positiva, entretanto, veio à noite via e-mail. Por volta das 21h recebi da Diretoria do Livro, Leitura e Literatura (DLLL), órgão vinculado ao MinC, o seguinte e-mail:

Prezado (as) Senhores (as),

O Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Articulação Institucional e da Diretoria de Livro, Leitura e Literatura / Fundação Biblioteca Nacional, inicia o pagamento da premiação do EDITAL PRÊMIO MAIS CULTURA DE LITERATURA DE CORDEL 2010 – EDIÇÃO PATATIVA DO ASSARÉ.
Para iniciarmos os procedimentos do pagamento do prêmio solicitamos o envio da documentação descrita no ofício anexo, no prazo de até 15 (quinze) dias úteis contados do recebimento desse comunicado, para o seguinte endereço:
Ministério da Cultura / Diretoria de Livro, Leitura e Literatura
SCS, QD 09, LOTE C, Ed. Parque da Cidade, Torre B, 11º andar
CEP: 70.308-200, Brasília - DF.
Em caso de dúvidas ou maiores informações, entrar em contato nos telefones: (61) 2024-2657/2654 ou pelo e-mail dlll@cultura.gov.br.

Diretoria de Livro, Leitura e Literatura
Ministério da Cultura
SCS Qd. 9 Lt. C - Ed. Parque Cidade - Torre B  - 11º andar
CEP 70.308-200 - Brasília - DF

Um episódio como esse pode servir de termômetro para se medir a falta de coesão entre os artistas populares, principalmente os cordelistas. Não faço cordel por profissão e desde que faço cordel foi esta a primeira vez que participei de um concurso do gênero. Fui um dos classificados no prêmio do MinC e, como todos os outros ganhadores, o que eu desejo agora também é receber o que de fato e de direito é meu. Com este modesto exemplo, prouvera a Deus as andorinhas voem mais unidas e menos egoístas.

3 comentários:

  1. Folgo de ver a verdadeira arte sendo recompensada quae sera tamem (tradução: libertas que será também)....kkkk

    ResponderExcluir
  2. Liberdade, ainda que tardia!

    ResponderExcluir
  3. Caro Pedro Paulino,
    Recebi seu e-mail sexta-feira e toda sexta-feira chova ou faça sol, não fico no Rio de Janeiro vou para sitio, me desligo da internet para viver a vida ao vivo e a cores.
    Mesmo assim já havia iniciado uma décima para acrescentar ao seu protesto, Rosário faria a dela, para prestigiarmos o amigo e também lutar por um prêmio que nos cabe por direito. Mas não sabia que era sangria desatada.
    Os frequentadores do blog: www.cordeldesaia.blogspot.com, fez ampla postagem sobre o assunto, inclusive postando seus versos.
    Sábado desci para a plenária na ABLC em homenagem as autoras da novela Cordel Encantado, pois sou da ala das que apoiam um movimento maior para o cordel e não fico na arquibancada apenas criticando. O Rio de Janeiro é o centro cultural do país e é desta mídia que acontece aqui que brotam os trabalhos remunerados para muitos cordelistas que morreriam de fome se vivessem de vender folhetos.
    Estive me encantando com a novela Cordel Encantado da rede Globo, na tarde de sábado, mas gostaria muito de me encantar com meus colegas cordelistas.
    Dalinha Catunda

    ResponderExcluir