segunda-feira, 25 de julho de 2011

astronomia


MARTE SE APROXIMA DA TERRA E FICARÁ DO
TAMANHO DA LUA CHEIA. SERÁ?

 Sem dúvida, a internet é uma das melhores, senão a melhor, ferramenta de pesquisa e ampliação do conhecimento, mas também é um campo fértil para boatos que se propagam com rapidez antes inimaginável. É o que acontece nos últimos dias.
Circula na internet, através de email e até apresentações em PowerPoint, a história de que Marte está se aproximando da Terra e no dia 27 de agosto deverá alcançar seu ponto de maior proximidade, cerca de 54 milhões de quilômetros.
Essa gigantesca aproximação faria o planeta vermelho ficar tão grande que seu tamanho aparente se igualaria ao da Lua cheia.
É importante salientar que isso não passa de boato. Mais um dos que circulam na Internet.
Há bilhões de anos, Marte e Terra giram ao redor do Sol. Marte numa trajetória elíptica e a Terra numa trajetória praticamente circular. Assim, a cada 26 meses Marte se aproxima da Terra e durante as maiores aproximações suas distâncias podem chegar a até 70 milhões de quilômetros.
Não se sabe exatamente de onde surgiu esse boato recente. A realidade é que a maior aproximação entre Marte e Terra ocorreu em 27 de agosto de 2003, e não de 2006, portanto há 3 anos. Naquela ocasião a distância mínima entre os dois objetos foi de apenas 56 milhões de km, a menor distância entre os dois astros desde o Homem de Neanderthal, há 60 mil anos.
Uma aproximação como essa só ocorrerá novamente em 2287.
No momento, Marte se localiza a quase 400 milhões de quilômetros da Terra e se distanciando cada vez mais. Há alguns meses estava bem mais perto e podia ser visto a olho nu com muita facilidade. Para vê-lo atualmente, apenas com um pequeno binóculo após o pôr-do-Sol, e por apenas 90 minutos. A maior parte do tempo se localiza em plena luz do dia.
Em resumo, é fácil concluir que alguém leu um artigo de 2003 e o interpretou como se fosse de 2006, criando toda a confusão. Mesmo assim, Marte não se pareceria com a Lua Cheia. Afinal, você se lembra disso ter acontecido há apenas três anos?
Gráfico: Posição de Marte e Terra nos útimos dias, mostrando que a distância entre os dois astros aumenta cada vez mais. Clique no gráfico para ver a imagem em animação:


(Via blog Apolo11.com)

3 comentários:

  1. Estou ansioso para testemunhar esse acontecimento ímpar na história da Astronomia. Realmente será um espetáculo deslumbrante. Se este fenômeno ocorrer exatamente como está sendo anunciado, vão aparecer profetas de ocasião apregoando o fim do mundo, podem ficar certos disso.

    ResponderExcluir
  2. MARAVILHA! Neste curto porém denso artigo, o nosso astrônomo maior de Canindé desmistifica uma inverdade que vem iludindo as pessoas que não procuram melhores fontes de conhecimento que siples mensagens da Internet. Gostaria de saber se a comunidade científica já publicou em alguma revista especializada um esclarecimento do assunto. Da minha parte, com este artigo estou convencido, visto que Pedro Paulo com certeza fundamentou-se em uma pesquisa séria. O problema é convencer uma parte das pessoas que tem atração pelo sensacionalismo e a emoção, não buscando uma abordagem racional. Aliás, o verdadeiro misticismo não é este que procura sinais supostamente proféticos de grandes desastres naturais, cuja ocorrência só Deus sabe quando acontecerá.
    Flávio Henrique

    ResponderExcluir
  3. Já que MARTE é o planeta vermelho, é bem provável que nessa mesma data, 27 de agosto, Papai Noel, o 'bom velinhinho' vestido de 'encarnado' resolva antecipar o Natal e descer pelas chaminés... Quer bem que eu chame, né???

    Arievaldo Viana

    ResponderExcluir