segunda-feira, 2 de maio de 2011

PERSONAGEM


PREFEITO VITALÍCIO
Prefeito de Vila Campos

Cosme Paulino Viana tem 83 anos e jamais em sua vida submeteu-se à disputa de qualquer cargo público. Mesmo assim, ele é o eterno “prefeito” de Vila Campos, lugar onde nasceu e vive até hoje. O apelido de Prefeito, ele diz que ganhou quando ainda era estudante do Instituto Frei Matias, em Canindé, isso lá pelos idos de 40. “Foi meu professor Mundim Martins que, certa vez, botou a mão na minha cabeça e disse que eu era o prefeito de Vila Campos”, afirma.
O apelido pegou. Por aqueles tempos, sair da zona rural e estudar em Canindé era privilégio de bem poucos meninos. No caso de Cosme Paulino, a vocação de vaqueiro falou mais alto, e ele voltou para a Vila, alcançando a fama de vaqueiro e dos bons. Nessa atividade, contabiliza muitas vitórias na vida de gado. Porém, não esconde uma derrota: foi correndo atrás de boi que ele perdeu o olho direito. “Faz parte do negócio”, conforma-se.
Aboiador, Prefeito foi um dos pioneiros, nos anos 80, na gravação de um compacto (disco em vinil) cantando vaquejadas ao lado da Rainha dos Vaqueiros e Mestra da Cultura do Ceará, Dina Martins. E orgulha-se de até hoje jamais ter deixado de participar da Missa dos Vaqueiros na Festa de São Francisco de Canindé. Como todo vaqueiro que se preza, mantém sempre bem tratado seu cavalo bom de sela. Na qualidade de Prefeito, é um dos mais queridos e com melhor índice de aceitação. Da meninada aos mais velhos, é prezado  por todos.
A mesma distinção goza a primeira-dama de Vila Campos, Susana Viana, que teve a honrosa e árdua missão de meter o bê-á-bá na cabeça de um sem-número de crianças da Vila e redondezas. Indagado do que faria se fosse prefeito de verdade, Cosme Paulino é taxativo: “Seria prefeito e vaqueiro”.
Ontem, 1º de maio, o Prefeito de Vila Campos completou 83 anos de vida. Filhos e netos reuniram-se em sua casa, na vila de Campos Velho, e comemoraram a data. E aqui, deixamos nossa homenagem ao nosso Prefeito vitalício.

5 comentários:

  1. Pedro, eu conheço uma versão, se não me engano repassada pela Flaubert, que o apelido prefeito deve-se à semelhança física do Cosme com o falecido Joaquim Magalhães, prefeito de Canindé em tres ocasiões.

    ARIEVALDO VIANA

    ResponderExcluir
  2. Bem, uma coisa é certa... Morre como PREFEITO... Vaqueiro Testado, de contos e lorotas perfeitas... 83 + vida ETERNA ao Sr Cosme.. Ele é "Meu Avô" tmb né? VIDA LONGA AOS ARTISTAS NORDESTINOS (PAULINO/VIANA)

    ResponderExcluir
  3. Ari? Pedro Paulo? ja tem cordel sobre a morte de Bim Laden? Felicidades ao Sr ''prefeito'' porta benissimo os anos que tem.

    ResponderExcluir
  4. E o homem morreu mesmo? Tenho pra mim que isso é conversa para boi dormir, mas se o bichão tiver morrido mesmo, Arievaldo e Pedro Paulo vão fazer uns versos, que eu sei.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns ao prefeito Cosme. Na minha infância me hospedei muitas vezes na casa dele e da Susana que não é exatamente onde ele mora hoje, mas num alto que fica nas proximidades. Um autêntico sertanejo e pessoa da melhor qualidade. Longa vida ao casal.

    ResponderExcluir