quinta-feira, 5 de maio de 2011

PRECE A S. FRANCISCO


SALVA, OH! FRANCISCO, TEU CANINDÉ…

Salva, oh! Francisco, teu Canindé, da peste e da praga de políticos maus e corruptos que destroem a cada dia a terra que te deu abrigo. Tu, que na terra foste o mais perfeito seguidor de Cristo, não mereces assistir a tanto desmando, desrespeito e incompetência daqueles que estão à frente do (des)governo desta cidade, adorada por todos que a visitam por causa do grande poder miraculoso da tua fé. Nós, canindeense, temos, oh! São Francisco, a infelicidade de conviver com o desleixo, a corrupção, a sujeira e os escândalos que rotineiramente tomam conta desta nossa cidade. Já faz muito tempo, muito tempo mesmo, que não temos o prazer de ver alguém, revestido de cargo público, que trabalhe com dignidade e perseverança pelo desenvolvimento do teu Canindé, que a cada dia vem sendo dilapidado, açoitado e assaltado por políticos interesseiros e desonestos.
De onde estás, oh! Francisco, deves estar com uma mão sobre o peito e a outra cobrindo o teu rosto, com vergonha de ver o que se passa nesta terra que é tua também. O teu povo já está cansado de testemunhar tanta miséria provocada pela falta de presteza e probidade dos ditos homens que a cada eleição – infelizmente para nós cidadãos – recebem o comando desta cidade. Diante de tando desmantelo, já não temos mais a quem apelar, a não ser a ti, oh! Francisco…
Deves saber que o prefeito escolhido por último tem-se comprovado o mais ineficaz, incompetente e infame dentre outros mais que, nestes últimos vinte anos, foram eleitos para (des)governar tua terra. É pesaroso e angustiante andar nas ruas onde milhares de teus fiéis desfilam em fervorosa romaria a cada ano! Falta pavimentação, diginidade, humanização e higiene em todos os logradouros desta cidade. Até mesmo o monumento erguido em tua memória encontra-se abandonado, sem término e às escuras.
Em teu Canindé, oh! São Francisco, falta assistência à saúde, à educação, às ações sociais. Falta moral, pudor e honradez ao prefeito e seus sequazes. Falta, mesmo, coragem no povo para reagir. Se não sabes, oh! Francisco, temos uma câmara de vereadores vilipendiada e corrupta também, repleta de falsos representantes do povo – vereadores sem retidão e torpes, que se vendem e deixam à revelia sua verdadeira missão.
É dolorosa, oh! Francisco, a falta de idoneidade e competência do atual prefeito no momento decisivo em que todos nós ansiamos pela vinda de um hospital de grande porte para esta cidade. Temos aqui o hospital que leva teu nome, o qual já não tem mais condição de atender a contento nossos enfermos. Amarguramos a infelicidade, oh! São Francisco, de não termos um representante nosso nas esferas maiores do Poder Legislativo. Por isto, caminhamos tristes, de pires na mão, mendigando a atenção e os favores de políticos alheios à nossa realidade.
Quanto é lamentável, oh! Francisco, econtrar-se tua terra em condições tão deploráveis como estas, quando aqui poderia ser um chão próspero e digno, que oferecesse melhores condições de vida à sua gente, mais segurança, emprego, escola, saúde e bem-estar social. Teus fiéis romeiros não recebem aqui o apoio merecedor. A Canindé só vêm, em louvor exclusivo a ti, pois aqui tudo lhes falta, até mesmo o devido reconhecimento por parte das autoridades públicas. Faça, oh! São Francisco, com que Canindé justifique ser a terra que abriga o segundo maior Santuário em tua honra.
Contritos, rogamos a ti, que interceda pelo teu Canindé, fazendo surgir em seu cenário homens honrados e competentes para governar esta cidade. Creia-nos, oh! São Francisco, que já temos vergonha de afirmar nossa naturalidade de canindeenses. Faça com que esta negra realidade mude um dia, que teu Canindé ainda veja pessoas decentes, íntegras e trabalhadoras governando o destino deste chão que te acolhe e que tem em ti seu mais poderoso homem e santo. Este apelo, fazemos-te, oh! São Francisco, cheios de piedade e de inteiro coração, cientes da tua enorme influência perante Jesus Cristo e Deus Pai, pois só estes poderão dar jeito no nosso e teu querido Canindé. Amém.

♦♦♦

(Irmão conterrâneo: faça esta prece e transmita-a para todo bom canindeense que se preza e que se acha envergonhado de tantos maus-tratos, imoralidade e sem-vergonhice por parte dos que (des)governam Canindé.)

3 comentários:

  1. A política em Canindé tem sido uma patética combinação de arrogância, incompetência e corrupção. Há vários anos essa situação vem se arrastando e o município vai se enfraquecendo politicamente, quando poderia ser a maior liderança do Sertão Central. Extremamente bem situado geograficamente, Canindé ainda conta com a segunda maior romaria do Estado (já foi a primeira). Mas isso não vem gerando as divisas e o respeito que o município tanto almeja, porque seus representantes são incompetentes, desorganizados e não têm compromisso com os reais interesses do município. O episódio mais recente é a inabilidade política do prefeito, que mais parece um macaco numa casa de louças, quando trata de questões sérias, como o Hospital Regional. Uma pena!

    VEÍM DA SACRISTIA

    ResponderExcluir
  2. Meu caro PPP, me identifiquei com vossa senhoria, pois além de te rum filho chamado Pedro Paulo, tbm gosto muito de cordel, gostaria de divulgar em nosso sitio alguns de seus cordeis (WWW.verdenovo.vet). Gostei muito do seu Blog, entre em contato anatalice@gmail.com Grande Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Pedro Paulo Paulino,

    Agradeço os elogios, a visita ao meu blog e por me seguir. É uma honra para mim!

    Acabei de publicar o seu cordel sobre o testamento de Bin Laden. Está ótimo! Parabéns!

    Estava pronto desde ontem para publicação.

    Abraços!

    ResponderExcluir