sexta-feira, 20 de maio de 2011

CRÔNICA


ISTO É UM FIM DE MUNDO


Está anunciado para amanhã, sábado 21 de maio de 2011, o fim do mundo. Que anúncio singelo para um evento tão incomensurável e horrendo. Pelo que sei, parece mesmo que só falta divulgar a hora exata do acontecimento. Perplexo, sem querer acreditar em tal coisa, pergunto-me: mas que precipitação tão grande é essa de acabar o mundo amanhã? Logo agora, que ainda se tem tanto para fazer, para concluir e, por que não dizer, até para começar?
Logo agora, que os Estados Unidos ainda comemoram esfuziantes, ainda saboreiam eufóricos a morte do seu maior inimigo?! E o que dizer do casalsinho de príncipes, ainda curtindo sua lua-de-mel, ainda entabulando sonhos para o futuro, sonhando, claro, com o mais novo herdeiro do sangue real inglês… É um absurdo o mundo acabar amanhã. Ainda nem foi verificado o segundo milagre que elevará nosso bondoso papa João Paulo II à fileira dos santos celestes!
Ainda nem se descobriu a vacina contra a Aids nem contra outras moléstias físicas e morais da humanidade… Falta mesmo ainda ser resolvida essa pendenga entre o Barack e o Kadafi.
Será que não temos a quem recorrer, num momento tão crítico como este? Temos que correr, gente, só temos hoje para tomar alguma atitude! Cadê as grandes entidades representativas da humanidade? Cadê a ONU, não vai fazer nada? Os serviços de inteligência internacionais? As ONGs, também não vão se manifestar? E os representantes dos direitos humanos?
Oh, profeta Daniel, não dá para rever rapidamente seus escritos, alterar lá suas profecias e procrastinar o dia do grande Julgamento para pelo menos depois das Olimpíadas de 2016? Não, pelo menos para depois da Copa de 2014 no Brasil? Agora que começaram timidamente a reformar nossos estádios! (Por falar nisso, as obras do PAC ainda nem foram concluídas!...) E o mundo acabar logo agora, que nossa presidente Dilma começou sua odisseia de viagens internacionais, a exemplo do seu antecessor.
Há quem diga que o fim do mundo amanhã será um evento que vai coroar os exatos sete mil anos do Dilúvio Universal. Ora, que estupidez! Se é para assinalar a data, por que não comemorar, o mundo inteiro, quem sabe, cada um de nós adotando um animal, seja lá qual for, salvando espécies em extinção, como fez o generoso Noé… 
A internet hoje está presente em quase todos os recantos da terra. Não seria viável a gente começar, agora mesmo, um abaixo-assinado cibernético e global, que poderia ser lavrado mais ou menos nesses termos: “Nós, os abaixo assinados, homens e mulheres do planeta Terra, suplicamos a quem de direito, que protele o fim do mundo para outra data. Outrossim: advertimos que se tal coisa acontecer amanhã, os prejuízos serão incauculáveis para todos”. A coisa tem que ser breve. Tudo, daqui para amahã, tem que ser breve.
Não sei, na verdade, nem mesmo a quem endereçaríamos tal documento. Não sei nem mesmo se o Criador está sabendo que o mundo feito por ele terá cabo amanhã. Mas suponho que sim. Os meios de comunicação são tantos, que seria impossível o bom Deus não estar a par desse assunto.
Vós, leitor, leitora que me ledes agora, também deveis estar sentindo uma profunda angústia. E cada um de vós podeis acrescentar à sua lista uma série de coisas, de ordem pessoal ou não, que ficaram por ser feitas. Eu mesmo me reservo dessa tarefa, até porque não há mais tempo. E ainda nem escrevi meu livro, nem fiz um filho. Por sorte e descarrego de consciência, que andei plantando algumas mudas de árvore no quintal.
Até o fim do mundo!

10 comentários:

  1. O poeta deve estar lembrado do folheto que escrevemos no dia 10 de agosto de 1999, nas mesmas circunstâncias atuais. Apregoava-se o FIM DO MUNDO para o dia 11 de agosto daquele ano. Estivemos, na manhã do dia 09, no apartamento do poeta Ribamar Lopes, organizador da melhor Antologia de Literaratura de Cordel que se tem conhecimento até hoje. Após uma palestra agradável, Ribamar nos sugeriu de leve:
    - Vocês não vão escrever nada sobre o fim do mundo?
    É que a mídia sensacionalista não fala em outra coisa. Escrevemos então, de uma "sentada", o folheto "Debate de Zé Limeira com os profetas do fim do mundo", que traz versos como este:

    Rescordando um velho livro
    da Santa Pilogamia
    Perna de vaca donzela
    Suvaco e peito de jia
    Digo e tenho muito gosto
    Dia 11 de agosto
    É que a terra principia.

    Arreparando o pranêta
    Descobri um grande fato
    Uma sombra encobre o sol
    No momento mais exato
    Eu acho que nesse instante
    O casal que é amante
    Dá as zunhada de gato.

    Se a terra fosse doida
    Rodando pra se acabar
    Morava num pano verde
    Que nem bola de bilhar
    Eu que nunca joguei bola
    Prefiro tocar viola
    Num galope à beira-mar.

    Meia, meia, meia mole
    Meia, meia, meia dura
    É a inscrição da BESTA
    No currá da Prefeitura
    Três jumento impanzinado
    Na subida do mercado
    Três costal de rapadura.

    (...)

    ResponderExcluir
  2. ATÉ O JUIZO FINAL GRANDE POETA PEDRO PAULO PAULINO, COMO DIRIA NELSON CAVAQUINHO "É O JUIZO FINAL, A BATALHA DO BEM E DO MAL." E TEM MAIS "DO MAL SERÁ QUEIMADA A SEMENTE E O AMOR SERÁ ETERNO NOVAMENTE." MARCOS VIANA

    ResponderExcluir
  3. Segundo as testemunhas de Jeová, o mundo já acabou em 1918...mas não se viu nenhuma diferença, adiaram para 1945, nada ainda, então chegou-se à conclusão de que acabou,mas ninguém viu... alô, tem alguem aí?!

    ResponderExcluir
  4. Diz na Bíblia Sagrada que virão falsos profetas, creio Eu que esse daí não passa de um. Ninguém sabe o dia do juízo final nem os anjos do céu, pode ser a qualquer momento e devemos está atentos "Vigiai"...

    ResponderExcluir
  5. Mais uma vez o mundo vai se acabar. Queria eu ter a oportunidade de entrar em debate com estes tais "profetas" que julgam tudo saber. A primeira coisa que eu ía perguntar era o próximo número da Mega e pq eles ainda não eram tudim podre de rico....O mundo acaba todo dia pra'queles que morrem, pra estes sim, o mundo tem fim!!
    Acho mesmo é que eles estão taõ aperriados, que não querem esperar pra 2011.
    Só vai ser bom pra quem fez empréstimo no Banco pra pagar em 36 meses..
    kkkkkkkkkk

    Acaba não mundão que eu cheguei agora!!!

    ResponderExcluir
  6. BOM VAI SER PRA MIM QUE FIZ EMPRESTIMO PRA PAGAR EM 72 MESES.LASCOU-SE CAIXA ECONOMICA!

    ResponderExcluir
  7. Lembro-me de um trecho de um bem-dito que os romeiros cantavam que era assim: Adeus até mil e tantos que dois mil não chegará.
    Dois mil cegou e passou faz tempo....


    Tenta prever fim do mundo
    É mesmo coisa de louco
    Acontecer em tão pouco
    Um desastre tão profundo
    Imagine se num segundo
    Se isso fosse de verdade
    Tivesse fim à maldade
    E também a alegria
    Adeus até outro dia
    Te vejo na eternidade

    (...)

    Realmente o Brasil
    Teria fim incompleto
    Com tanto analfabeto
    Tanto político vil
    Tanta exploração infantil
    Uma triste realidade
    Mas deixaria saudade
    O cordel e a poesia
    Adeus até outro dia
    Te vejo na eternidade

    (...)

    Teria fim a roubalheira
    Mas também a esperança
    O sorriso da criança
    A gente trabalhadeira
    Nossa terra brasileira
    E sua força de vontade.
    Mas essa calamidade
    Deus nunca permitiria
    Adeus até outro dia
    Te vejo na eternidade

    ResponderExcluir
  8. Lembro que uma vez minha vó me disse que leu em um trecho bíblico assim: "Quando todos os homens pensarem que sabem tudo, eu mudo o rumo da história"!!
    É verdade, os "profetas" de hoje, querem saber mais do que Deus

    ResponderExcluir
  9. VALENTIM CORDEIRO BRABO disse:

    Se o mundo, porventura,
    Um dia for se acabar
    Eu tenho plena certeza
    Que Deus só manda avisar
    Os que seguem seus preceitos
    Sem deles se desviar.

    Falso profeta mentindo
    Todo dia a gente vê
    Nessas seitas caça-níqueis
    Pelo rádio ou na TV
    Mas Deus só está velando
    Pelo devoto que crê.

    ResponderExcluir
  10. Duas observações :
    1 - O fim do mundo foi cancelado porque o Brasil não tem capacidade de organizar um evento desta grandeza.
    2 - O mundo já acabou faz tempo; o que vemos é um replay dos piores momentos...
    Capt. Ari

    ResponderExcluir