terça-feira, 10 de maio de 2011


CANINDÉ NA POEIRA

 Parece que estava escrito nas estrelas: Canindé perdeu na competição pela conquista do Hospital Regional do Sertão Central. Só mesmo muito crédulo, porém, confiava que essa conquista viesse para esta cidade. Canindé ficou na poeira, participando de um jogo sujo de cartas marcadas. Por que o governador não adotou o mesmo critério para levar um hospital desse porte para Sobral, terra de Cid Gomes, e para Juazeiro, terra da mulher dele? Em relação ao Sertão Central, ele tirou covardemente o corpo de banda e preferiu jogar os municípios uns contra os outros.
Canindé, pela sua posição geograficamente centralizada, seria sem dúvida a cidade naturalmente adequada para abrigar esse importante hospital. No entanto, a obra foi recuada para um município cuja localização fica às avessas do restante dos municípios próximos desta cidade. Não resta dúvida que a realidade política da terra de S. Francisco é também um forte impecilho a toda conquista que porventura acene para cá. A fragilidade do atual governo municipal, aliada à incompetência e desunião com outros segmentos, como a Igreja, são fatores inegáveis que favorecem o retrocesso de Canindé e a falta de atenção das autoridades estaduais com este município.
Considerando que esta terra contasse com coesão política, força representativa na Assembleia Estadual, por exemplo, e apoio maciço dos franciscanos num momento importante como esse, podemos dizer quase com convicção que o Hospital Regional seria indicado diretamente para Canindé, sem ter que passar por escolha suspeita e, embora democrática, injusta.
Porém, canindeenses, não deixemos nunca de alardear que temos uma das maiores romarias do mundo, que temos o segundo maior Santuário Franciscano do mundo e que temos um dos maiores monumentos sacros do mundo. Enquanto batemos no peito e fazemos essas orgulhosas afirmações, no entanto, baixemos também a vista por termos um hospital mendicante, insuficiente para atender ao grande número de enfermos que o procuram, realidade que, tragicamente, parece ter uma continuidade sem fim.
Por enquanto, temos que nos contentar com líricos “Caminhos de Assis”, uma policlínica inacabada e um CEO longe de sua conclusão. Brevemente, vamos ter ainda que pedir licença a S. Francisco e ir pedir a nossa humilde benção a Antonio Conselheiro. Embora voltemos (se voltarmos vivos) para pagar nossa promessa ao querido santo Seráfico padroeiro de Canindé.
Adoro o silêncio, mas, perdoem-me este grito de desabato: “Cadêêêêêêêêê o PT de Canindééééééééééé´???!!!

8 comentários:

  1. Acredito que a política da nossa cidade precisa de uma amadurecimento maior... Mas infelizmente isso teve que acontecer para que nós canindeenses pudessemos abrir os olhos...

    ResponderExcluir
  2. É inegável que Canindé é a cidade que reúne melhores condições para sediar o Hospital Regional, mas perdeu por falta de expressão política, tanto da situação quanto da oposição. Aliás, ninguém sabe mais quem é quem nesse jogo, uma vez que os políticos locais mudam de lado como quem muda de camisa.
    O resultado já era mais que previsivel. Vejamos o que diz o Diario do Nordeste de hoje:

    "a vitória de Quixeramobim por 61,2% de um total de 648.354 votos, relativos à população total de cada um dos eleitores. Antes mesmo de o governador anunciar oficialmente a vitória da cidade, aqueles que por ela torciam já vibravam e aplaudiam.

    Em segundo lugar na votação, ficou o Município de Quixadá, com cerca de 19, 9%, sendo seguido por Canindé e Boa Viagem, com, respectivamente, 17,5 % e 1,4 % dos votos.

    Entre as 16 administrações que votaram, Tauá foi a única a abster-se do pleito. O prefeito do Município, Odilon Aguiar, não compareceu ao Centro de Convenções, cabendo ao representante da Câmara Municipal anunciar a decisão de não optar por nenhum dos concorrentes."

    VEÍM DA SACRISTIA

    ResponderExcluir
  3. Historicamente o município estava fadado a esta derrota. O que deu origem à comuna é a causa de sua estagnação, qual seja de ser uma terra de turismo religioso. Dentro desse aspecto, o caráter de sazonalidade que caracteriza o principal motor de sua economia, faz com que só assista a ritos de passagem, nada aqui ficando que acelere o seu progresso. Admiro-me bastante da entidade de ensino superior que aqui foi instalada em campo ermo, diga-se. Temos sim, a maior romaria das Américas, mas não temos nem catedral nem diocese, o que cidade vizinha, sem milagre e sem alarde, já há muito possui. Talvez quando se deixar de votar em representatas à Assembléia Estadaual, da Caucaia, a coisa melhore um pouco.

    ResponderExcluir
  4. Esquecendo que devemos ser solidários e amamos nosso próximo como Jesus nos ensinou, eu e Frei João Hamilton ou quem de direito, baixaria de imediato uma portaria:É PROIBIDO Á PARTIR DESTA DATA RECEBER DOENTES DAS SEGUINTES CIDADES:MADALENA....e tal...

    ResponderExcluir
  5. INFORMAÇÃO IMPORTANTE... QUEM VOTOU EM QUEM:

    Os municípios de Canindé, Boa Viagem, Quixadá e Quixeramobim, que concorriam a sede do HRSC, não participaram da votação.

    A votação ficou, assim, distribuída:



    Banabuiu : QUIXADÁ
    Choró : QUIXADÁ
    Ibaretama:- QUIXADÁ
    Ibicuitinga: QUIXADÁ
    .
    Paramoti: CANINDÉ
    Itatira: CANINDÉ
    Caridade: CANINDÉ


    Aiuaba: QUIXERAMOBIM
    Arneiroz (Prefeito): QUIXERAMOBIM
    Pedra Branca: QUIXERAMOBIM
    Senador Pompeu: QUIXERAMOBIM
    Solonópole: QUIXERAMOBIM
    Madalena: QUIXERAMOBIM.
    Milhã: QUIXERAMOBIM
    Parambu: QUIXERAMOBIM


    Arneiroz (Câmara de Vereadores): BOA VIAGEM .


    Tauá: ABSTENÇÃO.

    ResponderExcluir
  6. É meu amigo, uma oportunidade como está levará séculos para venha novamente se configurar. Assistimos um jogo de influencia política maquiado por uma eleição q já estava definida e q por motivo de estratégia, o governador criou esse teatro de vampiros.
    A verdade é q o município de Quixeramobim mostrou seu potencial político, tem respaudo, o q infelizmente Canindé ñ tem. Temos S. Fco, más para existir o milagre é preciso ação, e a ação houve, más tarde demais. Lamento profundamente, pois reconheço o quanto foi perdido, de empregos, de oportunidades de geração de renda, de melhoria de vida para os ociosos, etc, etc, etc e tal. Só nos resta como lição pensar melhor na hora de votar em "homens" comprometidos com nossa causa e com nossa terra, abç.

    ResponderExcluir
  7. Pedro Paulo,

    Justa a sua reclamação. Continue assim. Não se cale diante das injustiças e das coisas erradas que os governantes fazem.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  8. O que me chama a atenção é o fato de TAUÁ ter renunciado tão cedo a um pleito dessa ordem. Será que TAUÁ é tão estúpido de não querer uma obra tão vital,ou será que TAUÁ sabia antecipadamente desse jogo de cartas marcadas?
    MInha tristeza e minha revolta.
    Capt. Ari

    ResponderExcluir