terça-feira, 5 de abril de 2011

VILA CAMPOS - ONTEM E ONLINE

Capela de São Roque, em Vila Campos
Vila Campos, povoação da zona rural de Canindé, tem mais de cem anos de história. O simpático povoado nasceu em torno da devoção ao seu santo padroeiro São Roque, venerado na Vila desde 1888. A introdução do culto a São Roque na localidade deve-se ao potiguar Raimundo Batista de Moura, e consolidou-se em 1906, quando foi erigida a capelinha, quase às margens do riacho dos Campos, considerada a primeira capela do interior do município. A Festa de São Roque é o evento maior que a cada ano reúne centenas de fiéis, principalmente os moradores da Vila, muito deles residindo em Fortaleza atualmente.
Com a construção da estrada central que se transformou na BR-020, uma outra povoação, denominada Campos Novo, surgiu em meados dos anos 50. Campos Novo e Campos Velho interligam-se pela estrada de chão num percurso de cerca de um quilômetro. Buscando conservar seus costumes, tradições e cultura, Vila Campos é uma das povoações mais aconchegantes e atraentes dos sertões de Canindé. Em sua evolução, tem assento firme o clã dos Paulino, que se ligaram a outras famílias da região constituindo assim uma Grande Família.
O bom-humor de sua gente hospitaleira é uma característica do lugar. Histórias, causos, anedotas e aspectos da vida rural, além de momentos marcantes, são transmitidos oralmente de geração a geração pelos habitantes de Campos.
A pequena Vila acompanhou nos últimos anos as tendências da sofisticação e do conforto urbanos. Conta com eletrificação, água encanada, telefone público e, mais recentemente, com internet. Geograficamente, tem uma localização privilegiada, sendo assistida por duas rodovias, uma federal, outra estadual, que se ligam no triângulo de Campos Novo.
Este blog é um espaço aberto para informar, registrar e repassar aos nossos visitantes online o que há de melhor na Vila Campos. Nossas boas-vindas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário