domingo, 24 de março de 2013

MEMÓRIA


REDE GLOBO NA VILA CAMPOS

Há exatamente 22 anos, em fins de março de 1991, Vila Campos foi cenário para as gravações do especial Os Homens Querem Paz, da TV Globo. Durante duas semanas, o extenso pátio da Vila viveu momentos de agitação. O pacato povoado transformou-se na violenta Soledade, aonde o temido cangaceiro Emereciano voltava para tomar vingança contra os moradores da cidade, pelo ataque que sofrera há dez anos como integrante do bando de Lampião, segundo o roteiro do filme. O personagem principal foi interpretado por Paulo Betti. Além dele, trabalharam nas gravações os atores Herson Capri, Roberto Bonfim, Cláudio Mamberti, Regina Dourado, Flávio Migliacio, Roberto Frota e Haroldo Serra. A atriz mineira Letícia Sabatela foi o destaque das filmagens, na sua estreia televisiva. Moradores de Vila Campos também trabalharam como figurantes, no papel de cangaceiros, policiais e jagunços. A menina Daniela Paulino, por exemplo, chamou a atenção desempenhando o papel de Ritinha (personagem de Sabatela) quando criança.
De uma hora para outra, Vila Campos ganhou ares de Hollywood. A equipe de produção invadiu o povoado com três caminhões abarrotados de equipamentos e dois ônibus leito para o transporte de atores e técnicos. Na localidade, a produção adquiriu diversos apetrechos de época, além de 50 cavalos, 50 cães e uma coruja. Para dar a aparência da Vila de Soledade dos anos 30, foi necessária a retirada dos postes de iluminação, deixando a população às escuras por cerca de duas semanas. A reposição dos postes, no entanto, foi realizada tão logo findaram as gravações, por conta da parceria da Rede Globo com o Governo do Estado, através do assessor do então governador Tasso Jereissati, jornalista Wanderley Pereira.


Caminhões com equipamentos da TV globo,
no pátio da Vila Campos

TIETAGEM – A presença dos artistas globais em Vila Campos atraiu grande número de populares, principalmente de Canindé e de cidades vizinhas. A busca por autógrafos e o desejo de ser fotografado ao lado dos atores fez com que fosse, inclusive, reforçado o aparato de segurança. Nesse período, a Vila foi destaque na imprensa da Capital. As casas que compõem a localidade passaram por envelhecimento artificial, inclusive a centenária capela de São Roque.
O set de filmagens em que se transformou Campos Velho foi visto na tela da Rede Globo durante uma semana nas chamadas que antecederam a exibição do filme, feita no dia 02 de abril de 1991. As gravações foram concluídas no dia 28 de março, uma quinta-feira santa, debaixo de muita chuva, contrariando inclusive os interesses da produção. Segundo Maria Alice, produtora do filme, os gastos foram orçados em cem mil dólares. “Queríamos uma vila pequena, com uma geografia mais ou menos oval e, principalmente, que tivesse charme”, afirmou ela, dizendo ainda que visitou várias cidades em outros estados, mas chegou à Vila Campos, onde sentiu que era o lugar ideal. A presença, durante duas semanas, do elenco global na povoação foi suficiente para gerar um forte entrosamento entre atores e os habitantes locais. Paulo Betti confessou que, durante sua carreira artística, jamais tinha se familiarizado tanto com os figurantes, como aconteceu em Vila Campos.
Populares de Vila Campos participaram das
          filmagens no papel de cangaceiros



Um comentário:

  1. Consegui montar um DVD do especial "os homens querem paz" gravado nos Campos. Apesar da qualidade não está muito boa dá pra matar um pouco da saudade.
    Não sou dos Campos, mas como todos que andam por lá se apaixonam, sou mais um.
    Júnior - Genro da Mariazinha

    ResponderExcluir