terça-feira, 26 de abril de 2011

CURIOSIDADE ASTRONÔMICA


TUDO POR CAUSA DA LUA
Você sabe por que o Carnaval e a Sexta-Feira Santa mudam de data a cada ano? Como regra básica, a Páscoa tem de cair no primeiro domingo após a lua cheia que seguir ao equinócio de primavera, geralmente em 21 de março. Este ano, por exemplo, a lua cheia de março foi no dia 19 (dia de São José), o que fez retardar a Semana Santa.
No entanto, a Igreja católica se baseia em projeções sobre a lua feitas no início da Idade Média, que já não coincidem com o ciclo lunar real. Assim a Páscoa depende da chamada "lua cheia eclesiástica". Durante muitos séculos, os fiéis e os próprios representantes da Igreja católica encontraram muitas dificuldades para entender e explicar a fixação do calendário da Páscoa e do próprio carnaval porque havia uma discrepância muito grande entre as datas. Somente com a entrada em vigor do atual calendário, o gregoriano, criado pelo papa Gregório XIII (1502-1585), no século 16, é que o domingo de Páscoa passou a cair obrigatoriamente entre 22 de março e 25 de abril.
A partir destas duas referências, os responsáveis pela organização do carnaval podem programar a festa com muita antecedência. A instituição do calendário gregoriano aconteceu em 1582. Alertado por astrônomos sobre algumas imprecisões no calendário juliano, a Igreja católica suprimiu dez dias (de 5 a 14 de outubro) daquele ano para efetuar o ajuste no tempo. Ou seja: as pessoas foram dormir no dia 4 de outubro e acordaram no dia 15.

Nenhum comentário:

Postar um comentário