quarta-feira, 6 de agosto de 2014

EVENTO



PROCISSÃO DOS VAQUEIROS ABRE FESTA

DE SÃO ROQUE EM VILA CAMPOS


Uma caravana de vaqueiros montados a cavalo acompanhou no final da tarde de hoje a procissão com o painel de São Roque, num percurso de cerca de um quilômetro, entre Campos Novo (BR-020) e Campos Velho, assinalando a abertura dos festejos dedicados ao padroeiro da localidade, na zona rural de Canindé.
Dezenas de fiéis seguiram também em caminhada o mesmo percurso até a capela da vila de Campos Velho, onde no início da noite foram hasteadas bandeiras e celebrada missa campal, presidida por frei Jean Souza. No local, vaqueiros entoaram aboios e externaram sua religiosidade.
A missa dos vaqueiros é um evento tradicional que reúne grande número de pessoas em Vila Campos. A movimentação acontece durante todo o dia e a recepção é feita por Cosme Paulino Viana, um dos vaqueiros mais antigos dos sertões de Canindé. Em sua casa é servido banquete aos companheiros, que aproveitam a ocasião para se confraternizar e relembrar juntos vaquejadas e pegas de boi. “É um presente que damos anualmente ao meu pai e aos seus colegas vaqueiros”, garante Flaubert Viana, filho de Cosme Paulino.
A festa de São Roque em Vila Campos é um acontecimento centenário. A capela da povoação é uma das mais antigas do município de Canindé e é mantida pela própria comunidade, com apoio da Paróquia de São Francisco das Chagas. “Contamos sempre com a colaboração dos nossos conterrâneos, de parceiros e fiéis de São Roque, através das nossas campanhas beneficentes. Nossa festa tem o poder de promover um reencontro anual entre nossos familiares que moram fora”, afirma Verônica Paulino Viana, do Conselho Pastoral da Comunidade.
Durante os próximos dias acontecerá o novenário com a participação de comunidades circunvizinhas. No dia 16 de agosto, será celebrada missa festiva de encerramento, seguida de leilão e atrações à noite na quadra social da paróquia. (Texto/fotos: Pedro Paulo Paulino)


Nenhum comentário:

Postar um comentário