terça-feira, 14 de maio de 2013


CIDADES DO CEARÁ


Autor: Cícero Modesto Gomes

Deus que é supremo Pai
A Vós eu quero pedir
Memória para escrever
Pois desejo conseguir
As cidades do Ceará
Cada nome descobrir

Por tudo o que tem me dado
Quero muito agradecer
Pelo bom fôlego de vida
Que me deu tanto prazer
Com muita força e talento
Na hora de escrever

Pra começar a novena
Na igreja bate o sino
No dia que a gente nasce
Já vem traçado o destino
Minha ideia de escrever
Vem do tempo de menino

Estou na terceira idade
Não conheço solidão
Eu que sou um nordestino
Do estado do Maranhão
Para Fortaleza eu vim
Com bastante inspiração

Na minha imaginação
Eu só faço o que convém
Dos cento e oitenta e quatro
Municípios que hoje tem
Ceará, Terra da Luz
Eu conheço muito bem

É sobre esses municípios
Que eu pretendo falar
O nome de cada um
Quero ao leitor declarar
Transformando em poesia
Cada estrofe em seu lugar

Começando, a Capital
Cidade de Fortaleza
Saindo do Litoral
Se olha a grande beleza
Com tão bonitas paisagens
Encanto da natureza

Primeira vila fun dada
A cidade de Aquiraz
A mais antiga de todas
Com quatro séculos atrás
Tem a fábrica da Ypióca
Com lindos canaviais

Cidade de Aracati
Quem conhece vai lembrar
Tem histórias tão bonitas
Para quem quer recordar
Lá nasceu o jangadeiro
Chamado Dragão do Mar

Foi no Crato onde nasceu
O mais forte conselheiro
O Padre Cícero Romão
Fundador de Juazeiro
Só não foi canonizado
Mas é santo verdadeiro

Área metropolitana
Tem a cidade de Caucaia
Na flora tem carnaúba
Na fauna tem a jandaia
E grandes divertimentos
Para quem gosta de praia

Tem Campos Sales, Viçosa
Tem Russas, tem Camocim
Cedro, Monsenhor Tabosa
Cascavel, Ipaumirim
Histórias da antiguidade
Tem em Quixeramobim

Mucambo e Paramoti
Santana do Acaraú
Várzea Alegre e Trairi
E São Luiz do Curu
Novo Oriente, Uruoca
Granja e Cariri Açu

Potengi, pindoretamana
Martinópolis, Pacujá
A bela Jaguaretama
Também tem Senador Sá
Jati, Uruburetama
Tem Ipu e Ararendá

Palhano e Piquet Carneiro
Alto Santo e Quixadá
São Gonçalo do Amarante
Aratuba e Tianguá
Com Baixio, Itaiçaba
Santa Quitéria e Tauá

Ipueiras, Itapipoca
Maranguape e Crateús
Iço, Senador Pompeu
Pentecostes, Pacajus
Alcântaras e Saboeiro
Terra Boa, Carius

Nova Olinda, Pacatuba
Granjeiro e Reriutaba
Bela Cruz, Jaguaruana
Na Serra Guaraciaba
Cocos mais deliciosos
Exporta Paraipaba

Tem a pequena Itaitinga
Choro, Maracanaú
Chorozinho e Horizonte
Quixeré, Banabuiu
Tem Mombaça e Redenção
Pedra Branca e Parambu

Hidrolândia e Capistrano
Ibiapina e Acopiara
Groaíras, Limoeiro
Marco e Jaguaribara
Palmácia e Carnaubal
Frexeirinha e Ubajara

Guaramiranga, Itatira
Missão Velha, Itapajé
E tem General Sampaio
Morrinhos e Cariré
E a terra onde nasceu
Patativa do Assaré

Tem Tabuleiro do Norte
Graça, Guaiuba e Fortim
Tem Ererê, Mauriti
São Benedito, pra mim
Tem de flores, no estado
O mais bonito jardim

Paracuru e Aurora
Massapê, Baturité
Também onde se adora
O Santuário da Fé
De onde se ouve a voz
De devotos, Canindé

Cedro e Morada Nova
Ibicuitinga e Croatá
Salitre e Boa Viagem
Nova Russas, andei lá
Com Coreaú, completa
Cidades do Ceará

Santana do Cariri
Quixelô e Saboeiro
Potiretama e Porteiras
Orós, Pacoti, Pereiro
Jucás, a cidade velha
Do tempo do candeeiro

Tem a Princesa do Norte
A cidade de Sobral
Catarina, Irauçuba
Tem Barroquinha e Chaval
Forquilha e Independ~encia
Que já foi Pelo Sinal

Itapiúna e Arneiroz
Tem Ocara e Altaneira
Na metrópole, tem Eusébio
Tem Barbalha e tem Barreira
Barro do Sul do estado
No Norte, Pires Ferreira

Amontada e Apuiarés
Tarrafas, Tejuçuoca
Tem Lavras da Mangabeira
Jaguaribe e Meruoca
Jardim e Jaguaretama
Quiterianópolis, Jijoca

Tem Milagres, Miaraíma
Moraújo, Itaiçaba
Acarape e Abaiara
Tem Catunda e Aiuaba
São João do Jaguaribe
Tamboril, Aracoiaba

Farias Brito, Umari
Tem Antonina do Norte
Solonópole, Beberibe
Tem Umirim, Pena Forte
Quem pesca em Icapuí
A canoa é seu transporte

Cruz, Irapuã Pinheiro
Tem Varjota e Tururu
Ipaporanga, Itarema
Guaramiranga, Iguatu
Brejo Santo e Caridade
Madalena e Mulungu

Aqui eu vou encerrar
Com prazer e alegria
Por ter feito este trabalho
Com métrica na poesia
Hoje já estou sabendo
O que antes não sabia

Meu nome, pra quem não sabe
Doravante vai saber
Cícero Modesto Gomes
Tenho com muito prazer
Já mais de setenta anos
Muito mais eu vou viver

Nenhum comentário:

Postar um comentário