sexta-feira, 7 de setembro de 2012


SOCIEDADE DO ESPETÁCULO,
POLÍTICA DOS HORRORES


Narcelio Bastos

Chegamos a um ponto da disputa eleitoral em que ninguém mais tem razão. Nem eleitor nem muito menos seu candidato. Ninguém mais se convence da verdade ou é capaz de apontar o caminho certo para Canindé.
Nos palanques faltam coerência e respeito nos discursos, sobram desrespeito e ofensas. Aponta-se o dedo no nariz uns dos outros e à queima-roupa disparam os mais escandalosos impropérios diante de eleitores ávidos por baixaria - mas atingem o próprio pé. Do alto dos palanques, empunhando seus microfones os péssimos candidatos que temos, mutuamente se dilaceram corpo e alma com suas línguas afiadas e injetam veneno poderoso nos seus seguidores que empunham bandeiras e sopram apitos.
Nesse estágio, a política daqui já evoluiu como o pior câncer e degenerou o coração do eleitor que é incapaz de ouvir a voz da razão, mas é capaz de tudo pra ver a vitória do seu candidato.
Agora, em vez de sangue e bom senso, contaminado pelo político sujo, é veneno e ódio que circulam pelas veias do eleitor canindeense que já tem parte do cérebro paralisado pelos falsos argumentos dos inescrupulosos candidatos que estão por aí.
E é isso: o povo está se deixando levar outra vez pela idolatria ao falso político. Uma leva de eleitores perdeu a razão completamente e tem agora a mentira como verdade. Os eleitores canindeenses viraram inimigos de si mesmos e se destroem pouco a pouco enquanto edificam seus candidatos inescrupulosos.
Eis o grande mal desta terra: quando a política vira paixão, a sociedade tem o privilégio de ver o espetáculo de amoralidades que os candidatos proporcionam. O sujo fala do mal lavado. Tudo sob aplausos de uma população sedenta por esse tipo de espetáculo, que sob o pretexto de mudanças, é a única Democracia que conhece.

4 comentários:

  1. Existe um conceito contábil que se aplica no caso em questão: A RESPONSABILIDADE SOLIDÁRIA.
    O eleitor é responsável pelos atos daquele que elege, tanto para o bem ou não. Ele tem a opção de escolha claramente legitimada no processo eleitoral. Mesmo que escolha não escolher, já era. O eleitor se alienou, preferiu não pensar no que sua escolha resultaria. Em termos gerais é a mão molhada do eleitor que move a coisa pública. Mas o que mais me causa estranheza é que tenhamos todas as contas públicas expostas na Internet e mesmo assim não se saiba para onde vão os recursos "desperdiçados" com parentes e asseclas. Quando se trabalhava só com papel, tudo bem, poderia se maquiar de fato a utilização do erário. Mas agora? com leis orçamentárias e de responsabilidade fiscal? No geral a democracia vai bem, há transparência, mas só isto não basta, os tribunais de contas ainda não demonstram porque existem, nem se justificam por que não agem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A melhor definição que já vi para a sigla TCM veio do poeta Jota Batista: Tribunal de Contas dos Meninos. rsrsssss

      Excluir
  2. kkkkkkk que danado este JB ri emcima das desgracas tambem è sinonimo de inteligencia.

    ResponderExcluir
  3. Hipocrisia, é o que muito se ouve pelas ruas da cidade infestada com a poluição sonora, algo perturbador. E não entendo...se a prefeitura está tão quebrada o quanto se sabe por que tanto interesse?
    Rapaz, o JB não deixa passar nada...rsrsrsrs!

    ResponderExcluir