sábado, 16 de junho de 2012


Estrelas do Rádio
LAMARTINE BABO


Hoje faz 49 anos que o compositor, revistógrafo, humorista, radialista e produtor LAMARTINE BABO nos deixou. Carioca, nasceu em uma família amante da música, o que o ajudou a se tornar um dos mais importantes compositores do Brasil. Chegou a compor algumas operetas e peças de teor sacro na juventude, quando trabalhava como office boy e frequentava as galerias do Teatro Municipal. Nos anos 20 saía com blocos de carnaval, e passou a colaborar com diversos pseudônimos em revistas satíricas e humorísticas, graças à sua capacidade de fazer trocadilhos e piadas.
Ingressou no rádio em 1929, fazendo sketches e contando piadas, e no ano seguinte estreou seu próprio programa, Horas Lamartinescas. Na década de 30 compôs as marchinhas de carnaval mais populares até hoje: "A-E-I-O-U" (Lamartine Babo e Noel Rosa) gravada originalmente pelo próprio Lamartine Babo, "Canção pra inglês ver" gravada originalmente pelo próprio Lamartine Babo, "Cantores de rádio" (Lamartine Babo, João de Barro e Alberto Ribeiro) gravada originalmente por Carmen Miranda e Aurora Miranda, "Chegou a hora da fogueira" gravada originalmente por Carmen Miranda, "Grau dez" (Ary Barroso e Lamartine Babo) gravada originalmente por Francisco Alves e Lamartine Babo, "Hino do Carnaval Brasileiro" gravada originalmente por Almirante, "História do Brasil" gravada originalmente por Almirante, "Isto é Lá com Santo Antônio" gravada originalmente por Carmen Miranda e Mário Reis, "Linda morena" gravada originalmente por Mário Reis e Lamartine Babo, "Marchinha do Grande Galo" (Lamartine Babo e Paulo Barbosa) gravada originalmente por Almirante, "O teu cabelo não nega" (Lamartine Babo e Irmãos Valença) gravada originalmente por Castro Barbosa e "Uma andorinha não faz verão" (Lamartine Babo e João de Barro) gravada originalmente por Alvinho.
Sua produção é vastíssima no gênero em que foi mestre, mas Lalá (como era conhecido) também fez obras-primas no samba, como "A tua vida é um segredo" gravada originalmente por Mário Reis, "Eu sonhei que tu estavas tão linda" (Lamartine Babo e Francisco Mattoso) gravada originalmente por Francisco Alves, "Lua cor de prata" gravada originalmente por Zezinho, "No Rancho Fundo" (Lamartine Babo e Ary Barroso) gravada originalmente por Elisa Coelho, "Serra da Boa Esperança" gravada originalmente por Francisco Alves, "Só dando com uma pedra nela" gravada originalmente pelo próprio Lamartine Babo e Mário Reis e "Voltei a cantar" gravada originalmente por Mário Reis. Além disso, Lamartine, que tinha uma forma caricata de cantar acompanhando-se num trombone de boca, compôs hinos para os principais times de futebol cariocas: de seu América de coração aos hinos do Flamengo, Fluminense, Botafogo e Vasco. (Via site Collector's)

Nenhum comentário:

Postar um comentário