sexta-feira, 30 de dezembro de 2011


NOVO ANO, CARA NOVA!

O blog Vila Campos Online chega de cara nova ao final do ano, para o encontro com o 2012 que está chegando trazendo promessas de novas realizações para todos nós. Em abril de 2012, este espaço estará completando um ano de existência. Até o momento, são mais de duas centenas de postagens, cerca de 600 comentários publicados e perto de 30 mil visualizações. Em todo esse período, teimamos em obedecer o nosso lema “Informação e Cultura Regional”. E para recriar o cabeçalho do blog, ficamos atentos a cinco itens da nossa cultura e costumes. A seguir:

CORDEL – Um leque de capas de folhetos de cordel de minha autoria é o primeiro ícone de imagens do cabeçalho do blog. Todos são trabalhos já publicados. Em primeiro plano, está o o cordel “Campos tem água encanada e até jumento agradece”, que escrevi há mais de dez anos, quando em Vila Campos foi instalada a rede de abastecimento de água através de adutora.

IPÊ – A segunda imagem mostra um pé de Ipê, árvore conhecida popularmente como Pau d’Arco e uma das espécies representativas da nossa flora. Entre agosto e novembro, o Ipê despe-se totalmente de sua folhagem, para vestir-se de uma floração de beleza inigualável, colorindo a paisagem do sertão com flores roxas ou amarelas.

CAPELA DE SÃO ROQUE – Construída em 1905, a capela de São Roque em Vila Campos foi a primeira erigida no município. Em seu altar, são realizados anualmente, em agosto, os festejos do padroeiro da Vila. Foi nela que se realizou o batizado de D. Maria dos Santos, que tem hoje 107 anos de vida e foi matéria de reportagem aqui no blog, no último dia 25/12.

SERROTE LOGRADOURO – Um monumento da natureza que de toda parte se avista em Vila Campos é o serrote denominado Logradouro, localizado no Leste do povoado. A formação rochosa encabeça uma cordilheira de serrotes que se estende em direção ao Norte. No Logradouro veem-se surgir as alvoradas, e é de lá também que se anuncia a chuva nesta região. Nessa imagem, flagrante de um belo arco-íris por cima do serrote.

"BOLÃO"    Para encerrar nossa sequência de imagens, destacamos a frente do “Bolão”, um ônibus antigo que por muito tempo fez a linha Vila Campos-Canindé. Em detalhe, a placa com o destino do horário. Ganhou o apelido de “Bolão” devido suas formas arredondadas e já inspirou até versos de cordel que podem ser lidos aqui, através desse link: http://vilacamposonline.blogspot.com/2011/04/o-bolao-do-seu-orlando-x-princesa-dos.html 

Esperamos que as novas cores e imagens do blog sejam um atrativo a mais para todos que visitam esta página eletrônica diariamente. Acreditamos na conquista de mais leitores, na permanência dos nossos colaboradores e também no surgimento de outras pessoas interessadas em nos auxiliar na preservação da nossa cultura. O mesmo desejamos aos nossos colegas que mantêm blogs com esses mesmos propósitos e com os quais mantemos contato proveitoso. A todos, FELIZ 2012!

Pedro Paulo Paulino

3 comentários:

  1. Quero parabenizar meu amigo Silvio, que ele teja muitos anos de vida,paz saúde e muitas felicidade..
    De: Taina,Talita,Jardel e Carmelita.
    bjos

    ResponderExcluir
  2. PPP,

    Gostei demais da nova cara do blog. Está lindo!

    Feliz 2012 para você e sua família!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Fatima Paulino Crisostomo2 de janeiro de 2012 às 16:49

    Parabens Pedro!Ficou linda a nova cara do nosso Blog.Em 2012 quero ler muitas noticias boas postadas por voce do nosso querido sertao.
    Feliz Ano Novo!Paz e Bem pra voce e toda sua familia.
    Fatima Paulino Crisostomo.

    ResponderExcluir