segunda-feira, 1 de agosto de 2011

mensagem


Para iniciar o mês de agosto, apresentamos aos leitores esta mensagem enviada pela nossa colaboradora Aurilene Uchoa. Ótimo mês a todos.



O PODER TRANSFORMADOR DA PALAVRA

Conta-se dque o dono de um pequeno comércio, amigo do grande poeta Olavo Bilac, abordou-o certa vez na rua:
- Sr. Bilac, estou a precisar vender a minha propriedade, que o Senhor tão bem conhece. Poderia, por gentileza, redigir o anúncio para a venda no jornal?
Olavo Bilac apanhou o papel que o amigo lhe estendia e escreveu:

“VENDE-SE ENCANTADORA PROPRIEDADE

Vende-se encantadora propriedade, onde cantam os pássaros ao amanhecer no extenso arvoredo. Cortada por cristalinas e marejantes águas de um ribeirão. A casa, banhada pelo sol nascente, oferece a sombra tranquila das tardes, na varanda.”

Meses depois, o poeta reencontrou o comerciante e perguntou-lhe se havia conseguido vender a propriedade.

- Nem pense mais nisso, Sr. Bilac! Quando li o anúncio que o senhor escreveu é que percebi a maravilha que tinha nas mãos!

Esse exemplo transformador da palavra pode nos despertar o sentido do amor-próprio. Tal qual o dono da propriedade à venda, também temos dentro de cada um de nós uma propriedade de valor incalcuável, que é nosso próprio ser. Podemos chamar este imenso bem imaterial de espírito ou consciência. É um bem intransferível, inalienável e infinito, mas muitos de nós, absorvidos pelo dia a dia, esquecemos de que somos legítimos donos dessa encantadora propriedade.
Tragados pela correnteza dos acontecimentos, não poucas vezes esquecemos que dentro de nós há um império, não importa o corpo físico que o abriga. Você pode ter um corpo perfeito, mas pode ser também um deficiente físico, faltar-lhe um braço, uma perna, a visão, mesmo assim, esse corpo conduz uma joia preciosa que é a sua inteligência, a consciência de que você existe e faz parte dessa infinitude a que chamamos Universo. Deixar-se abater por pequenas contrariedades, por fatos banais, picuinhas; deixar que nosso ser, nossa auto-estima, bom-humor vá por água abaixo por trivialidades, é o mesmo que deixar um grande edifício ruir pela ação do cupim.
Assim como o anúncio de Bilac, muitas vezes é necessário que alguém nos anuncie que temos uma propriedade encantadora, nossa individualidade, autoestima, livre arbítrio, capacidade de realizar, colaborar e participar, de um modo ou de outro, do mecanismo univeresal em busca da perfeição. Use a palavra em favor do bem e da edificação moral.
Faça acordar o espírito que anda anestesiado pela descrença e o desengano.
Com sua palavra, você pode desviar uma outra pessoa do rumo da derrota. Você poderá até mesmo, num momento extremo, fazer com que um suicida em potencial mude de ideia.
Reflita no PODER TRANSFORMADOR DA PALAVRA. Escolha para seu uso diário palavras de conforto, encorajamento, firmeza, ternura, gratidão, convicção, construção, afeto e verdade. Anuncie para os outros e para você mesmo que já nascemos nobres, e verá que, a exemplo da história contada no início desta mensagem, você jamais se desfará dessa maravilha que é a sua CONSCIÊNCIA.

2 comentários:

  1. Essa pérola que nos trouxe a sensível colaboradora é de valor inestimável. A filosofia esotérica ensina que cada pessoa foi criada por Deus de certo modo especial e único, com determinadas qualidades que lhe cabe descobrir e bem utilizar em favor de si e dos outros. Na verdade, trata-se de uma missão, que nas almas mais evoluídas se exterioriza com muito maior intensidade e nitidez, visto que tais seres (como Olavo Bilac, por exemplo) têm uma consciência definida da sua função no cosmos da sociedade humana.
    Mas todo ser humano que busca o Bem com sinceridade e ardor, para si e para os outros, enfim, que é uma pessoa de boa vontade, pode tomar consciência do seu valor como ser especial, utilizando da melhor maneira possível os bens que lhe foram confiados por Deus, os talentos de que fala o Novo Testamento. E esses bens não devem ser utilizados somente para o crescimento pessoal, mas também do seu círculo familiar e, quando o grau de consciência é mais amplo, de toda a sociedade.
    Além da palavra com o seu poder transformador sobre os outros, existe ainda o sentimento e o pensamento, que têm uma força ainda maior, conquanto silenciosa e discreta. O poder da oração ardente e sincera é uma demonstração dessa verdade.
    O texto da nossa colaboradora é excelente! Façamos votos para que desperte no coração dos leitores uma luz, um insight transformador que mude o rumo de muitas vidas. Para isso, perseverança, pois uma só leitura não é o bastante, embora acenda a lâmpada; o importante é que a chama permaneça acesa no dia-a-dia, ao longo dos meses e dos anos, reavivada constantemente pela lembrança.

    Flávio Henrique

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de acrescentar algo mais ao meu comentário anterior, que extraí de minhas leituras e é essencial. Espero não ser maçante. A individualidade, a especificidade de cada ser humano que o torna diferente dos outros é tal que qualquer pessoa tem sua interpretação particular do mundo e da cultura. Embora diversas pessoas tenham a mesma religião e filosofia de vida, cada um as intepreta a seu modo e vive-as de forma diferente, devendo essas peculiaridades serem respeitadas. É por isso que as pessoas não gostam muito de conselhos, pois cada um sabe, intuitivamente, o que é bom para si. Também é por este motivo que não se deve discutir religião, filosofia e outros temas de natureza subjetiva.
    O que cada um tem a fazer é descobrir qual o seu caminho pessoal, devendo os exemplos e modelos dos outros a quem se admira, por mais que sejam bons, servirem apenas de referenciais para a formação da nossa visão de mundo própria. A propósito, é mais ou menos isso que Carl Gustav Jung chamava de processo de individuação, sendo este o estádio evolutivo da personalidade em que se atinge a maturidade e a paz, mais próximo de um grau relativo de felicidade.

    Flávio Henrique

    ResponderExcluir