quinta-feira, 11 de agosto de 2011

evento


CAMPOS FESTEJA S. ROQUE

A festa de S. Roque é uma tradição centenária 
Uma peregrinação com a imagem de S. Roque, entre Campos Novo e Campos Velho, deu início na tarde de ontem aos festejos do padroeiro de Vila Campos. No começo da noite foram hasteadas em frente à capela as bandeiras de S. Roque e do município e celebrada uma missa, com a participação de comunidades vizinhas.
O novenário começa hoje e se estende até o dia 19. No dia 20, pela manhã, será celebrada missa festiva de encerramento. Em seguida, haverá o leilão tradicional no amplo espaço da Casa Paroquial da localidade. Outro ponto alto das festividade acontece no próximo sábado, 13, com a novena dedicada aos vaqueiros da região. Durante todo o dia, como sempre acontece, os vaqueiros chegam à Vila, trajados tipicamente. O encontro de todos ocorre na casa de Cosme Paulino Viana, antigo vaqueiro, mais conhecido como “Prefeito”. A cada ano ele oferece um almoço aos companheiros.
A festa de S. Roque é um evento centenário na Vila Campos. A capelinha do lugar foi a primeira construída na zona rural de Canindé. A festa é sempre motivo para um grande reencontro familiar, haja vista que muitos filhos de Campos residem fora, principalmente em Fortaleza. Após o encerramento da festa religiosa, à noite acontece uma festa dançante na quadra da Casa Paroquial de Campos.

3 comentários:

  1. A festa de São Roque é o melhor evento relioso e sócio-cultural do interior de Canindé. Assisti, pela primeira vez, em 1974, na companhia de minha tia Maria e do meu parente Abdisio um animado leilão puxado pelo Orlando do 'Bolão'. Que beleza! Minha avó também estava presente e arrematou um galeto e seis cervejas marca "Astra". Foi o primeiro copo de cerveja que tomei na vida... Se fosse hoje, o Estatuto do Menor e do Adolescente teriam prendido a vovó, uma pessoa prudente, simples, sábia que não via mal nenhum no fato de um menino véi de sete anos tomar seu copinho de cerveja. Foi só um, gente! E eu até achei a danada amarga, mas me senti um rapazinho.
    Tempos depois retornei a outras edições da festa para ouvir as sanfonas de Chico Justino, Clementino Moura e "Meu" Pedro, esse último o meu predileto na arte de puxar o fole.
    Um evento maravilhoso, que as modernidades do tempo ainda não conseguiu apagar completamente.

    ARIEVALDO VIANA

    ResponderExcluir
  2. Parabens a hospitaleira e organizada comunidade de Campos, certamente prestigiaremos esse encontro de fé e devoção com o maior prazer.
    Tbm quero parabenizar este excelente veículo de comunicação, pois onde quer q estejamos podemos acompanhar coisas muito boas da cultura local, abç a todos.

    ResponderExcluir
  3. Quem quiser ver uma referência a São Roque no cinema é só conferir o filme O Poderoso Chefão 2, apesar do Santo ser de origem francesa, boa parte de sua hagiografia se passa na Itália, motivo, talvez, de uma sequência crucial do filme citado abranger uma procissão de San Rocco...

    ResponderExcluir