terça-feira, 28 de junho de 2011

TÓPICOS

FALÊNCIA AURICULAR  - O SUCATEAMENTO DOS ORELHÕES EM CANINDÉ

Silvio R. Santos

Um dos pilares do programa de privatização dos governos do homem mais inteligente e capacitado do mundo, que mudaria radicalmente a face dos serviços públicos no País, seria o de garantir o fácil acesso da população à telefonia mediante a farta disponibilidade dos chamados orelhões.  Essa prerrogativa parece ter sido medianamente cumprida, tendo em vista que, de fato, existem muitos telefones públicos espalhados pela zona urbana canindeense, perímetro ao qual se restringe essa nota. Um fator não considerado (e por isto mesmo levado em consideração pela operadora) advindo da universalização da telefonia celular, porém, parece ter dado cabo ou prejudicado seriamente o bom andamento desse serviço, anteriormente, de grande utilidade à população. Percebe-se que a demanda pelo uso de orelhões caiu vertiginosamente,  devido à febre dos telefones celulares e seus planos de uso oferecidos nas mais diversificadas modalidades, o que levou a comprar essas traquitanas até mesmo pessoas que poderiam perfeitamente passar sem as mesmas, já que na maioria dos casos só as utilizam  para ouvir música de qualidade duvidosa e padecem da carência crônica de créditos para efetuar ligações, tendo aderido a essa onda apenas pela eterna mania da emulação. De outra forma haveria alguma manifestação pela manutenção desses telefones, tema que parece não se manifestar atualmente na pauta do noticiário paroquiano.
            Na principal rua da cidade não tem um orelhão sequer que complete uma chamada, invariavelmente todos estão fora de serviço. Depois de muito procurar, o único a efetuar ligações é um localizado dentro de um condomínio particular na rua Gervásio Martins. Donde se deduz que o mesmo deve ocorrer nas ruas secundárias, tirante a particularidade do condomínio. Ao contrário dos aparelhos que são vistos no cinema, com acabamento em inox, os orelhões locais são verdadeiros trambolhos, geralmente pichados e acinzentados de tanto levar sol, alguns não foram nem trocados e ainda apresentam o antigo logotipo da empresa estatal, num retrato acabado do descaso quando se trata da oferta de serviços baratos aos menos providos de recursos, não se fazendo nada para atrair o usuário ou oferecer um pouco mais de conforto e higiene na sua utilização.
            Um poeta amigo me deu o tom mais apropriado ao caso, dizendo que andou em todos os jardins à procura de um treco desses que funcionasse, para uma comunicação amorosa, em vão.

♦♦♦
SESC-IRACEMA LANÇA TRABALHO
DE CORDELISTA CANINDEENSE
Acontece hoje às 15h, no SESC-Iracema de Fortaleza, a solenidade de lançamento do folheto de cordel “Morte e Testamento de Osama Bin Laden”, do poeta popular canindeense Pedro Paulo Paulino. Segundo o coordenador do SESC, Fabiano de Cristo, o evento faz parte do Projeto SESC Cordel, que visa lançar uma vez por mês uma nova publicação em cordel de escritores novos ou já conhecidos dentro dessa linguagem. O projeto banca a tiragem de 1000 cópias e repassa a metade para o autor. O restante é utilizado pelo SESC para projetos culturais, educacionais, acervo e promoção. O lançamento contará também com a participação do músico cearense Orlângelo, do grupo “Dona Zefinha”.  A xilogravura da capa do folheto é de autoria de Arievaldo Viana. O cordel “Morte e Testamento de Osama Bin Laden” foi escrito no dia dois de maio de 2011, um dia após a morte do famoso terrorista, e ganhou na ocasião versão online em diversos blogs, a partir do blog Vila Campos Online, ao qual rendeu mais de seis mil visualizações nessa data.  

♦♦♦
CANINDÉ ELEGE MISS 2011

Sabrina Paulino é a nova Miss Canindé. A escolha aconteceu na quarta-feira, 22/6. Concorreram oito candidatas em trajes de banho e em trajes de gala. Cinco jurados escolheram as três melhores candidatas votadas em quatro quesitos. Sabrina, fila do casal Luís e Irene Paulino, tem 19 anos, 1,65m de altura, 53kg, olhos castanhos, manequim 36, pés tamanho 35 e mede 62cm de altura x 95 de quadris. Parabéns a Sabrina, uma representante Paulino da beleza canindeense. (Via blog FCE-CANINDÉ)



Sabrina Paulino com os pais



7 comentários:

  1. Pois é, uma situação dessas, haveria de deixar em apuros super-heróis como Mulher-Maravilha e Super-Homem, que teriam de trocar de roupa de forma bastante indiscreta, bem distante das amplas e elegantes cabinas com que contam no cinema, bem diferentes desses orelhões sucateados...

    ResponderExcluir
  2. É bom ver que a produção do bom cordel ainda existe nesses sertões, vai ao lanaçamento, poeta?

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela lucidez de seu artigo, Sílvio. Concordo com você quanto à suposta inteligência de FHC. Um acadêmico pedante que poderia ter erudição, mas em sabedoria, bom senso e verdadeira inteligência fica muito a dever ao Lula, que, não obstante o pouco estudo, é um homem de visão, que entende muito mais de Economia que o FHC. Este, na sua juventude, fazia parte de um grupo da USP que estudava O Capital, de Karl Marx. Talvez porque, naquela época, quem era socialista era chic, passava por intelectual brilhante. Depois, todo mundo sabe, ele disse em público que esquecessem o que ele escreveu, que os professores e os aposentados eram vagabundos, que os servidores públicos eram ineficientes e preguiçosos, e outras coisas levianas mais.
    Aliás, quem se acostumou a vê-lo falar na imprensa percebe, ainda hoje, que de repente ele se atropela na sua fala, perde o fio do raciocínio e deixa lacunas no que fala, acabando por não se fazer entender ao mudar subitamente o rumo de sua argumentação.
    Quanto às privatizações, todo mundo sabe que os serviços dessas operadoras de telecomunicações e de energia deixam muitos desamparados, com ninguém a quem recorrer senão uma voz gravada em computador...

    Pedro Paulo está de parabéns com o lançamento do seu cordel pelo SESC, um reconhecimento eloquente da sua maestria poética que desafia o deus Chronos, tal a rapidez com que foi feito, um dia após a morte de Bin Laden.

    ResponderExcluir
  4. É engano, ou a coroante é mais bonita que a coroada?

    ResponderExcluir
  5. É não..Concordo com vc que a coroante é mais bonita sim!!!

    ResponderExcluir
  6. Não poderia esquecer de louvar a escolha brilhante da ilustração que adorna a crônica do Sílvio. A figura mítica de Thanatos (A Morte),que ameaça presentemente os telefones públicos.

    ResponderExcluir
  7. Não vi o rosto da moça, mas pela boa linha de lombo e pela cabeleira ondulada dá pra supor que é mais bonita que a coroada. Poeta, arranje um retrato dessa outra, home de Deus!

    ResponderExcluir