quinta-feira, 2 de junho de 2011

HISTÓRIA


DIA DA ITÁLIA

O dia 2 de junho é o dia da República Italiana, correspondente ao 15 de novembro no Brasil. Foi nesta data, em 1946, logo após a Segunda Guerra Mundial, que os italianos foram às urnas para decidir o destino do país. Durante dois dias (2 e 3 de junho), a população votou para escolher a forma de governo: as opções eram República (vencedora do referendo) ou monarquia.

ITALIANOS NO BRASIL

A imigração italiana no Brasil teve como ápice o período entre 1880 e 1930. Segundo estimativa da embaixada italiana no Brasil, vivem no País cerca de 25 milhões de descendentes de imigrantes italianos. Os ítalo-brasileiros estão espalhados principalmente pelos estados do Sul e do Sudeste do Brasil, quase metade no estado de São Paulo. Assim, os ítalo-brasileiros são considerados a maior população de oriundi (descendentes de italianos) fora da Itália. É importante notar, contudo, que o Censo Brasileiro não pesquisa este tipo de informação, nem a Embaixada Italiana no Brasil realiza pesquisas nesse sentido. Culturalmente, a imigração italiana no Brasil deixou sua marca principalmente em nossa culinária. 

UM ECO DA ITÁLIA NO BRASIL
Uma voz tipicamente italiana que fez muito sucesso no Brasil foi do cantor Vicente Celestino, nascido no bairro de Santa Teresa, Rio de Janeiro, no dia 12 de setembro de 1894, filho de italianos da Calabria. Ídolo da MPB, Celestino, ainda bem jovem começou uma carreira artística que foi coroada de muito sucesso, inclusive no cinema. Uma de suas canções mais conhecidas, “O Ébrio”, gravada em 1936, dez anos depois foi transformada em filme de mesmo nome, dirigido por sua mulher, Gilda de Abreu. A produção alcançou recorde de bilheteria na época.
Outras canções do artista, “Porta Aberta”, “Coração Materno” e “Patativa”, por exemplo, ainda são rodadas até hoje em emissoras de rádio de todo o país. Celestino passaria incólume por todas as fases e modismos, mesmo quando, no final dos anos 50, fiel ao seu estilo, gravou “Conceição”, “Creio em Ti” e “Se Todos Fossem Iguais a Você”. Seu eterno arrebatamento, paixão e inigualável voz de tenor, fizeram com que o povo o elegesse como A Voz Orgulho do Brasil.
Nunca saiu do Brasil e manteve sua voz grave que era marca registrada independente do estilo musical que estava executando. Teve suas músicas regravadas por grandes nomes, como Caetano Veloso, Marisa Monte e Mutantes.
Vicente Celestino teve uma das mais longas carreiras entre os cantores brasileiros. Quando morreu, às vésperas dos 74 anos, no Hotel Normandie, em São Paulo, estava de saída para um show com Caetano Veloso e Gilberto Gil, na famosa gafieira “Pérola Negra”, que seria gravado para um programa de televisão.
Outra música de Vicente Celestino que fez muito sucesso na sua voz e, mais tarde, na voz de outros intérpretes, é Mia Gioconda. Para ouvir, click no link abaixo:

Um comentário:

  1. O maior poema de todos os tempos foi escrito pelo insuperável Dante Alighiere, che bella Italia!

    ResponderExcluir