sexta-feira, 27 de maio de 2011

MISTÉRIO


EXPLOSÃO ATÔMICA NO SERTÃO CENTRAL DO CEARÁ
Quando ainda era uma vila do município de Quixeramobim, Madalena, no Sertão Central do Ceará, pode ter sido alvo de um teste nuclear norte-americano realizado nos fins da década de 50. Desde então, o assunto motivou especulação, questionamento, debate, pesquisa e tese, por pessoas de vários segmentos: científico, social, jurídico e religioso. O episódio coincidiu com a operação denominada Argus, realizada na mesma época pelo Departamento de Defesa estadunidense.
A primeira denúncia de que se tem notícia do episódio, em todo o Brasil, foi feita no livro Caminhos Brasileiros do Desenvolvimento, do intelectual comunista Leôncio Basbaum. Segundo o advogado Valdecy Alves, outra denúncia importante foi apresentada pelo padre de Madalena, o norte-americano Richard Cornwall.  “Quando fazia da parte da Comissão de Direitos Humanos da OAB Ceará, fui encarregado para investigar em fevereiro de 2003, uma das denúncias mais complexas e aparentemente absurdas que a Comissão tinha até então, e acredito que até os dias atuais, recebido: QUE NO FINAL DOS ANOS 50, OS ESTADOS UNIDOS, COM AUTORIZAÇÃO DO BRASIL, FEZ TESTES NUCLEARES ATMOSFÉRICOS NOS CÉUS DO SERTÃO CENTRAL DO CEARÁ. As provas apresentadas eram o alto índice de radiação na região e o elevado número de pessoas cancerosas. Importante salientar que até nas pedras das ruas de Madalena tem urânio, para quem quiser ver”, relata Valdecy Alves.
Em matéria publicada em seu blog, em 16/3/11, Valdecy informa que foi recebido na paróquia de Madalena pelo padre Cornwall, que lhe entregou vários documentos, deu entrevista e apresentou pessoas vítimas da radição, além de testemunhas que tinham assistido às explosões. O advogado lembra que a investigação foi matéria para o jornal O Povo que, no dia 10/3/03, publicou reportagem de duas páginas, intitulada “Mistério no Céu do Sertão Central”. O assunto rendeu uma monografia do historiador Tácito Thadeu Leite Rolim, intitulada “A Operação Argus”: http://www.scielo.br/pdf/tem/v14n28/a04v1428.pdf

Abaixo, um trecho do relato do padre Richard Cornwall:

“AMAGOR - A ESTRELA QUE CAIU DO CÉU: O TESTE NUCLEAR
ATMOSFÉRICO DE 1957 NO CEARÁ
Em 06 de agosto de 1957, às 19:30, mais ou menos, um teste nuclear atmosférico foi realizado em cima do Sertão Central do Ceará. O epicentro foi dentro do atual município de Madalena, um pouco ao leste da sede do município, conforme Raimundo Albuquerque, que olhou para o clarão e recebeu uma leve queimadura nos olhos, razão da intensa energia da fissão nuclear. O teste foi feito pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos. Foi um teste clandestino.” Leia texto na íntegra, acessando o link:

5 comentários:

  1. Que maluquice é essa Pedro Paulo! kkkkkkk!

    ResponderExcluir
  2. Mais informações sobre o suposto teste clandestino na década de 1950 pode ser encontrado na dissertação: Giram os Sputniks nas alturas, ferve a imaginação nas planuras: a ciência e o bizarro no Ceara em fins da década de 1950.
    Tácito Rolim (rolimtacito@yahoo.com.br)

    ResponderExcluir
  3. Aqui em Lagoa do Mato, os antigos relatam uma grande roda no céu, como se ele tivesse se abrindo. Nessa ocorrência, as pessoas se desesperaram pensando que era o fim do mundo.

    Lembrando que diferentemente dos teste realizados em solo, que cria um enorme "cogumelo" de fumaça, os teste nucleares no céu geram um enorme círculo na atmosfera.

    Meu pai que relata esse ocorrido que ele mesmo presenciou quando criança.

    ResponderExcluir
  4. muito interessante. conheci o pe. richard em quixadá que que falou por alto do assunto, me deixou muito intrigado.

    ResponderExcluir
  5. muito interessante. conheci o pe. richard em quixadá que que falou por alto do assunto, me deixou muito intrigado.

    ResponderExcluir