terça-feira, 15 de março de 2022

INAUGURADA CORDELTECA ARIEVALDO VIANA

Pais do poeta Arievaldo Viana cortam fita de inauguração

Na tarde do último sábado, 12/03, aconteceu na cidade de Quixeramobim a inauguração da Cordelteca Arievaldo Viana, instalada na unidade da instituição SESC, no mesmo prédio onde funciona a Biblioteca Antônio Conselheiro. O evento aconteceu dentro da programação do Conselheiro Vivo, que se realiza anualmente naquele município.

Além do prefeito de Quixeramobim, Cirilo Pimenta, e do presidente da Câmara, François Saldanha, diversas autoridades participaram da solenidade. Familiares de Arievaldo Viana se deslocaram de Canindé e de Fortaleza, a convite dos organizadores. Francisco Evaldo Lima e Hathiane Viana Lima, pais de Arievaldo, cortaram a fita de inauguração.

A denominação da Cordelteca é uma homenagem póstuma ao poeta cordelista e escritor nascido no interior de Quixeramobim, no final da década de 1960, e falecido em 2020. Estimado inicialmente em mil volumes de folhetos de cordel, o acervo da Cordelteca Arievaldo Viana contém títulos de diversos autores e foi doado pelo escritor Bruno Paulino, natural de Quixeramobim.

“Me surpreendeu a quantidade de pessoas inteligentes que trabalham pela cultura de Quixeramobim, gente de mente aberta e visão ampla,  tendo à frente a figura de Conselheiro como meio de promover o diálogo com todo o país”, afirmou o cordelista Klévisson Viana, irmão de Arievaldo. Na ocasião, ele fez o lançamento da sua obra mais recente: Meu baú de cordéis, além de um recital.

Durante o evento, foi entregue também a Comenda Antônio Conselheiro à jornalista Eleuda de Carvalho, e ao poeta Arievaldo Viana, in memorian. 

Pedro Paulo Paulino 

Nenhum comentário:

Postar um comentário